Hospital Alemão Oswaldo Cruz conduz estudo inédito que analisa resposta imune de pacientes com a Covid-19

Resultados podem orientar o desenvolvimento de uma vacina contra o novo Coronavírus

São Paulo, 21 de julho de 2020 – Um trabalho inédito feito pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz sobre o perfil da resposta imune do organismo, com relação ao novo Coronavírus, pretende fornecer importantes informações para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. Pacientes internados com a doença, na UTI do Hospital, com idade e condições de saúde diferentes, vêm tendo suas amostras de sangue estudadas desde o início de maio deste ano. As análises permitem traçar um panorama do comportamento do organismo desses pacientes frente ao vírus.

O objetivo do estudo, realizado por médicos pesquisadores do Centro Especializado em Oncologia e da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital, com o apoio do Hemocentro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Laboratório Fleury, é avaliar o desequilíbrio dessa resposta imune diante de uma “tempestade” inflamatória desencadeada por citocinas que atingem inúmeros órgãos, além dos pulmões, numa manifestação sistêmica que tem sido o principal alvo de combate contra o coronavírus.

As citocinas são proteínas que atacam os vírus — ou bactérias –, enquanto células brancas de defesa. Elas constituem a “munição” que protege o organismo, mas que também pode deflagrar um auto-ataque, quando em excesso. O estudo é o primeiro do tipo aprovado pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

Uma melhor compreensão da resposta imune contra o vírus, deve auxiliar na estratificação dos pacientes graves na UTI, possibilitando uma melhor abordagem terapêutica para todos os casos e possivelmente indicando um caminho para o desenvolvimento de uma vacina. Para um melhor entendimento da resposta imune ao vírus, serão utilizados como controle saudáveis doadores de banco de sangue com teste negativo para COVID-19.

Segundo o Dr. Otávio Baiocchi, médico hematologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital e um dos responsáveis pelo estudo, na prática, as amostras de sangue colhidas a cada de quatro dias, num total de seis coletas dos pacientes internados, irá descrever a dinâmica do perfil de 26 citocinas diferentes (medidas em momentos distintos) e correlacionar os resultados com desfechos clínicos específicos que obrigaram o uso da ventilação mecânica ou que causaram micro trombose, alteração renal, lesão pulmonar, entre outras complicações.

“Ao comparar o perfil das citocinas nos pacientes admitidos na UTI em relação a um grupo saudável de pacientes, será possível entender se há relação entre as citocinas medidas antes e depois das terapias utilizadas para tratar a Covid-19”, afirma.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas, em 2020 a Instituição irá completar 123 anos. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 21/07/2020

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store