Hospital Alemão Oswaldo Cruz capacita profissionais de empresas a identificar situações de risco em saúde mental no ambiente de trabalho

São Paulo, 22 de abril de 2021 – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança no próximo dia 28 o 1º Curso de Formação de Socorristas em Saúde Mental, voltado ao mercado empresarial brasileiro e para profissionais da área da saúde.

O curso, totalmente online, tem duração de 18 semanas, com carga horária de 60 horas/aula divididas em atividades ao vivo, fóruns e apresentações de projetos. Para mais informações e acesso às formas de inscrição basta acessar o seguinte endereço: http://www.fecs.org.br/fale-conosco/.

A capacitação pretende formar profissionais da área multiprofissional capazes de identificar pessoas em situação de risco em saúde mental, apresentar um panorama geral das principais doenças que afetam o bem-estar e seu impacto social e econômico.

Discutir os impactos da alimentação e do meio-ambiente na prevenção da saúde e estratégias de fortalecimento do autocuidado nas corporações. O curso é aberto a todos os níveis profissionais de uma organização. Cada empresa indica quem serão os multiplicadores dos conhecimentos em saúde mental dentro da estrutura organizacional.

Dados preliminares de uma pesquisa Data/SUS de 2020 para avaliar a saúde do brasileiro durante a pandemia do novo Coronavírus mostrou que a ansiedade foi o transtorno enfrentado por 86,5% dos 17.491 indivíduos adultos ouvidos pelo Ministério da Saúde, seguido de estresse pós-traumático (45,5%) e depressão grave (16%).

O isolamento social imposto por mais de um ano da pandemia do novo Coronavírus, a necessidade de adequar as atividades profissionais para o modelo homeoffice, que na maioria das vezes gera uma sobrecarga de trabalho, associados ao avanço de casos e de mortes em decorrência da Covid-19 têm aumentado o número de relatos de pessoas com episódios frequentes de depressão, ansiedade, sindrôme do pânico e outros problemas psíquicos e emocionais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Brasil é o país da América Latina com maior prevalência de depressão e o mais ansioso no mundo.

“As pessoas enfrentam o medo de contraírem a Covid-19. A ansiedade e incertezas em relação ao futuro profissional e pessoal causam dados à saúde mental. Em função do atual momento, é necessário que empresas se mobiilizem para a promoção ativa da saúde mental no ambiente de trabalho, oferecendo ferramentas para que seus colaboradores sejam multiplicadores de conhecimento relacionados a essa área e possam contribuir para a quebra de estigmas em torno da saúde mental”, afirma Prof.ª Dra. Letícia Faria Serpa, gerente de Educação Multiprofissional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

De acordo com Letícia, discutitir abertamente o assunto e promover ações efetivas de melhoria no cuidado com a saúde mental nas diversas camadas da sociedade também tem importante impacto econômico, uma vez que contribuem para a redução de custos com afastamentos de trabalho e promovem mais qualidade de vida para as pessoas.

A Formação de Socorristas em Saúde Mental é dividida em quatro módulos de aprendizado com atividades ministradas por médicos do corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e por especialistas convidados como o Prof. Dr. Jair Mari, da Universidade Federal de São Paulo, a Profa. Dra. Cleusa Ferri do Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entre outros que irão tratar conceitos, sinais e sintomas e prevalência de transtornos mentais, impactos da alimentação, do estilo de vida e do meio ambiente na saúde emocional do brasileiro. Temas como espiritualidade, musicoterapia, atividade física e mindfullness também fazem parte da programação do curso.

O último módulo é dedicado a abordagem de temas, como gestão de conflitos, liderança e na proposição de estratégias anti-Burnout no ambiente de trabalho e contará com aula de uma capitã Polícia Militar do Rio de Janeiro.

“Neste módulo teremos a contribuição dessa especialista em gestão de conflitos, que também trará exemplos de sua vivência prática em situações que sinalizam necessidade de apoio e ações preventivas. Será de grande valia para auxiliar na identificação de sinais que indiquem que uma pessoa precisa de ajuda”, afirma Dra. Daniela Laranja, neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz .

O 1º Curso de Formação de Socorristas em Saúde Mental tem início no próximo dia 28. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (11) 3549-0673 ramais 0688 / 0654 e pelo http://www.fecs.org.br/fale-conosco/.

Serviço:

Início: 28 de abril de 2021;
Duração: 18 semanas;
Carga Horária: 60 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo http://www.fecs.org.br/fale-conosco/ ou pelos telefone (11) 3549-0673 ramais 0688 / 0654.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 123 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Aparelho Digestivo. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde -, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 22/04/2021

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store