Hospital Alemão Oswaldo Cruz atinge 74% de adesão à prevenção de trombose em pacientes internados

Índices foram conquistados graças à implantação do protocolo de profilaxia de tromboembolismo venoso.

No primeiro semestre de 2016 o Hospital Alemão Oswaldo Cruz conseguiu atingir a média de 74% de adesão ao protocolo de prevenção do tromboembolismo venoso, índice que supera os dados do estudo Endorse Brasil de 2009, maior estudo multinacional realizado para avaliar o risco de pacientes clínicos e cirúrgicos hospitalizados de desenvolverem o Tromboembolismo Venoso. Esse resultado é fruto de um trabalho iniciado pelo Hospital em 2012 com a implantação do protocolo de profilaxia guiado por diretrizes internacionais e brasileiras. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2013, a trombose foi responsável por mais de 7,5 mil mortes em todo país.

“Nossos resultados evidenciam a importância da incorporação do protocolo na assistência segura ao paciente, que só foi possível graças ao envolvimento do corpo clínico e equipe multiprofissional para um objetivo em comum: garantir a segurança do paciente” explica o gerente de qualidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Fernando Colombari.

O protocolo inclui avaliação de risco do paciente baseado em características específicas, entre elas o motivo da internação e doenças pré-existentes. Feito isso é indicado o tipo de tratamento preventivo ao qual o paciente deve ser submetido. Durante essa análise ele é informado do protocolo, que o auxilia na adesão do cuidado durante sua internação e se estende após a alta do hospital, quando o paciente e acompanhante recebem novas orientações para a manutenção dos cuidados em casa. “Sabe-se que fenômenos tromboembólicos, dentro da literatura médica, são uma condição importante de morte evitável dentro do hospital, correspondendo a 10% dos óbitos comenta o Dr. Colombari.

E com o objetivo de reforçar esse trabalho, no próximo dia 13 (quinta-feira), Dia Mundial da Trombose, o hospital realiza uma campanha para o seu corpo clínico. Durante o evento serão fornecidas informações sobre a doença, além de reforçar a importância na execução do protocolo de profilaxia de trombose para assegurar um atendimento com qualidade e segurança para o paciente. Segundo o Dr. Colombari, a trombose acontece principalmente no período perioperatório, que vai desde o momento que é indicada a cirurgia até a retomada das atividades normais, o que justifica a importância da indicação da profilaxia.

Doença silenciosa e perigosa

A trombose é uma doença que consiste na formação ou desenvolvimento de um “trombo”, um coágulo sanguíneo, que ocorre mais frequentemente nas veias das pernas e coxas, responsável por causar uma inflamação na parede do vaso. Entre os principais fatores relacionados à trombose arterial e venosa estão antecedentes familiares, tabagismo, aterosclerose e hipertensão arterial. A melhor forma de prevenção à doença, principalmente para quem tem predisposição para seu desenvolvimento, é realizar atividades físicas regularmente, beber bastante liquido, evitar o sobrepeso e não fumar.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852.
Rafael Peciauskas –rpeciaukas@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0096.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store