Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta resultados em interoperabilidade no Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

São Paulo, 02 de outubro de 2018 – Acontece, entre os dias 1º a 4 de outubro, o Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), em Fortaleza, Ceará, onde o Hospital Alemão Oswaldo Cruz irá apresentar os resultados obtidos em interoperabilidade (capacidade de um sistema se comunicar de forma transparente com outro sistema, semelhante ou não) com a execução de projetos vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

A Instituição apresentará um caso clínico no qual será possível acompanhar a jornada do paciente desde a atenção básica, passando pela internação hospitalar, até sua alta, a fim de visualizar a troca de informações clínicas que irão proporcionar a continuidade da atenção à saúde, colocando em prática a implementação dos sistemas.

Como pioneiro em projetos voltados à saúde digital, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz auxiliou ao longo do último triênio (2015-2017), uma série de hospitais do SUS à integrarem seus sistemas de informação sobre pacientes, criando uma espécie de prontuário consolidado que pode ser acessado de qualquer um dos hospitais participantes do projeto.

Com essa medida é possível otimizar o tempo do atendimento, evitando a repetição de exames. “Se você realiza um procedimento ou passa por exames em São Paulo e pouco depois viaja e tem de ir ao hospital em outra cidade ou estado, é possível ter acesso ao seu histórico médico, auxiliando no diagnóstico e, possivelmente, evitando a repetição de um exame mais complexo que tenha sido feito há pouco tempo e que revele algo para a detecção da enfermidade”, esclarece Atualpa Carvalho, supervisor de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A Instituição, que conta com um estande no evento, também marcará presença no painel Snomed CT e RES, temas que serão discutidos na quarta-feira (3), na sala 7.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase nas especialidades de oncologia e doenças digestivas, a Instituição completou 121 anos em 2018. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 3.900 médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação

Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com)
Alessandra Miranda (alessandra.miranda@conteudonet.com)
Thaynara Dalcin (thaynara.dalcin@conteudonet.com)
Caroline Ligório (caroline.ligorio@conteudonet.com)
Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com)
Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com)

Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852
Rafael Peciauskas – rpeciauskas@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0096

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store