Hospital Alemão Oswaldo Cruz aposta em radioterapia intraoperatória para melhorar o tratamento de pacientes com câncer

Hospital é a primeira Instituição privada a disponibilizar a nova opção terapêutica.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz acaba de adquirir o INTRABEAM®, um equipamento de radioterapia intraoperatória que vem para revolucionar o tratamento do câncer de mama inicial. Trata-se de uma nova técnica de radioterapia aplicada durante a cirurgia, que aumenta a eficácia da terapia em uma única sessão, reduzindo o número de exposições. O tratamento consiste na aplicação de radioterapia direcionada em pacientes com câncer em estágio inicial submetidos à cirurgia.

Durante o procedimento cirúrgico, após a remoção do tumor, o cirurgião posiciona o equipamento no tecido do leito tumoral, assegurando uma posição entre o tecido-alvo e a fonte de radiação. Em seguida, o radio-oncologista confirma o posicionamento e aplica a dose terapêutica de radiação prescrita.

O novo método ajuda a evitar exposição desnecessária à radiação e limita o tratamento ao local exato onde o tumor primário estava presente. Desta forma, com apenas uma sessão de radioterapia intraoperatória, é possível obter o resultado de aproximadamente 28 sessões de radioterapia convencional. Com duração de cerca de 30 minutos, a radioterapia intraoperatória também pode ser prescrita como dose de reforço durante a cirurgia de remoção do tumor, antes do início da radioterapia externa, otimizando o resultado e diminuindo a necessidade de sessões. Além de poupar visitas ao hospital, a dose única evitaria um dano potencial a órgãos como coração, pulmão e esôfago – um risco que o paciente corre durante a radioterapia, principalmente quando do lado esquerdo.

O INTRABEAM® é uma oportunidade de tratamento radioterápico eficiente e no momento da cirurgia, em dose única, sem grandes alterações no processo cirúrgico tradicional, diminuindo o tempo de tratamento de radioterapia das mulheres com câncer de mama e ainda contribuindo para o atendimento das pacientes que aguardam nas listas de espera para tratamento.

A radioterapia convencional é uma forma comum de tratamento do câncer, que consiste no uso das radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Segundo Dr. Rodrigo de Morais Hanriot, radioterapeuta do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, embora as células normais também possam ser danificadas pela radioterapia tradicional, geralmente podem ser reparadas, o que não acontece com as células tumorais. “É importante lembrar que o benefício da radioterapia compensa o risco da radiação. Os avanços tecnológicos na Medicina ajudam a tratar a doença com o menor efeito colateral possível. Porém, com o INTRABEAM®, a radiação é direcionada apenas para o tecido-alvo e o tecido saudável é preservado”, afirma o especialista.

O INTRABEAM® usa raios-x de baixa energia e por ser feito no mesmo local da cirurgia, pode gerar menores danos ao tecido saudável, eliminar ou reduzir os possíveis efeitos colaterais associados ao método convencional como vermelhidão, sensibilidade ou alteração na cor da pele, fadiga, fibrose do tecido ou atraso na cicatrização de feridas; melhorar o resultado estético e ainda permitir a substituição do tempo da radioterapia usual ajudando as pacientes a voltarem à rotina com mais rapidez. “A radioterapia intraoperatória proporciona diversos benefícios para os pacientes, como redução do número de sessões e de exposição à radiação, minimizando possíveis efeitos colaterais”, finaliza Dr. Hanriot.

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que em 2014 serão diagnosticados aproximadamente 576 mil novos casos de câncer. Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, colorretal e estômago para o sexo masculino; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colorretal, colo do útero, e de pulmão para o sexo feminino. Diante deste cenário, a irradiação intraoperatória com INTRABEAM® é uma oportunidade de tratamento eficiente e no momento da cirurgia, sem grandes alterações no processo cirúrgico tradicional, diminuindo o tempo de tratamento das mulheres e ainda contribuindo para o atendimento das pacientes que aguardam nas listas de espera para tratamento.

A aquisição do INTRABEAM® faz parte do investimento em inovações cirúrgicas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, reforçando a excelência da Instituição na área de Oncologia. O Hospital tem como estratégia implementar centros de referência nas especialidades-foco, com o objetivo de garantir o melhor desfecho possível para os pacientes. Os Centros de Especialidades Médicas serão o foco da aplicação dos recursos nos próximos anos, consolidando o Hospital Alemão Oswaldo Cruz como referência nas áreas de Cardiologia, Oncologia, Neurologia, Doenças Digestivas e Ortopedia/Traumatologia. Em 2013, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz investiu aproximadamente de 44 milhões em estrutura, manutenção, centros de referência, Corpo Clínico, entre outros. Apenas nos últimos quatro anos, foram investidos mais de R$ 350 milhões em infraestrutura e tecnologia de ponta.

A ampliação do Centro Cirúrgico e a aquisição do INTRABEAM® fazem parte do planejamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para este ano, que, além do novo Centro Cirúrgico com salas equipadas com tecnologia de ponta para a realização de procedimentos de alta complexidade, acrescentou mais 10 leitos em sua UTI, disponibilizando um total de 44 leitos de Terapia Intensiva aos pacientes.

Sobre o Centro Especializado de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Centro Especializado de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece tratamento oncológico integrado em um só lugar, com setores de Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgia Oncológica, que trabalham em conjunto com foco na assistência integral ao paciente e sua família. A infraestrutura completa do Hospital, com fácil acesso a UTI, Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico por Imagem e Pronto Atendimento, permite a interligação dos serviços e processos, oferecendo todo o suporte necessário.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Doenças Circulatórias, Digestivas, Osteomusculares e Oncológicas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Comission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store