Na última quinta-feira, 29 de março, a Prefeitura Municipal de Curitiba, PR, inaugurou o Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA), com apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e em parceria com o Ministério da Saúde. A nova unidade de atendimento, instalada em uma área 9.520 m2, é especializada em geriatria, gerontologia e clínica médica, e oferece atendimento domiciliar, exames especializados e cursos de capacitação em geriatria. A infraestrutura de primeira linha faz da Instituição a mais bem equipada para atendimento ao idoso na região, com capacidade para realizar até 50 mil atendimentos e 10 mil internações por ano.
A atuação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, responsável pela implantação dos processos de gestão e operação do HIZA, foi viabilizada por meio da parceria que mantém, desde 2008, com o Ministério da Saúde para melhoria dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso trabalho foi direcionado à capacitação da equipe de gestores e colaboradores, e implantação processos operacionais e tecnologia de informação”, afirma Dr. Mauro Borges, Superintendente de Sustentabilidade Social do Hospital Alemão.
Todos os processos tiveram ênfase no aprimoramento e sistematização de processos com base em padrões internacionais de qualidade e segurança, visando à obtenção de certificações do mercado e à oportunidade concedida aos usuários do SUS de passarem por atendimento qualificado, compatível com o dos hospitais privados.
Projetos de Sustentabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Em 2008, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz assinou o Termo de Compromisso com o Ministério da Saúde, quando a Instituição foi reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social. Em 2010, foi inaugurada a Unidade Ambulatorial de Sustentabilidade Social, no bairro da Mooca, para atender gratuitamente pacientes do SUS e sediar a administração dos projetos resultantes da parceria com o Ministério.
No final de 2011, o Hospital assinou novo Termo de Ajuste, que prevê investimento em 13 projetos de auxílio ao SUS. Dentre eles, estão o “Programa Integrado de Combate ao Câncer Mamário”, que atende mulheres com mais de 40 anos ou com sintomas mamários desde a prevenção até o tratamento pós-cirúrgico, e o “Programa de Prevenção e Rastreamento de Câncer Colorretal”, com o objetivo de rastrear, conscientizar e promover a prevenção do câncer colorretal.