Hospital Alemão Oswaldo Cruz apoia campanha Setembro Verde, o mês da prevenção ao câncer de intestino

Iniciativa reforça a necessidade de diagnóstico e prevenção precoce da doença, que é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres e a terceira entre os homens.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz apoia a campanha Setembro Verde, que visa chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção do câncer de intestino que, no Brasil, é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres e a terceira entre os homens. A campanha, liderada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino), prevê a realização da Exposição do Intestino Gigante, entre os dias 25 a 27 de setembro, na Marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O Intestino Gigante é uma réplica estilizada do intestino grosso, inflável de grandes dimensões, que reproduz lesões como o pólipo, tumor responsável pelo aparecimento do câncer colorretal, quando não diagnosticado e extraído em tempo hábil. Outras lesões como a retocolite ulcerativa, doença de Crohn e hemorroidas também serão visualizadas no modelo. Os visitantes da exposição poderão ver as lesões enquanto recebem mensagens por vídeo de curta duração no interior do intestino gigante. Os vídeos informam sobre a prevenção do câncer do intestino e cuidados gerais de saúde. Folhetos informativos também serão distribuídos ao público.

“Nosso objetivo é ressaltar a importância da prevenção da doença ou mesmo a detecção ainda no seu início e informar a população sobre as formas de tratamento”, explica a Dra. Angelita Gama, cirurgiã coloproctologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Em São Paulo, já foram realizadas diversas exposições do Intestino Gigante, no Parque do Ibirapuera em três ocasiões, no Hospital das Clínicas da FMUSP, além de cidades do interior paulista, bem como em outros estados brasileiros. No total, mais de 250 mil pessoas já visitaram o Intestino Gigante e receberam informações sobre a prevenção do câncer do intestino.

Funcionamento da visita

Os visitantes assistem a um vídeo (2 minutos) de introdução ao tema. Em seguida, são conduzidos para o interior do intestino em grupos de até 12 pessoas acompanhadas de monitores. No interior, podem observar reproduções das doenças, além de quatro vídeos de 1,5 minutos, falando sobre a prevenção do câncer e sobre as doenças que são visualizadas durante o percurso. Ao final da visita, os visitantes podem tirar suas dúvidas com profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da ABRAPRECI presentes no evento.

Sobre a doença

O tumor de intestino, em geral, cresce de forma silenciosa. Os sintomas, que só aparecem quando o câncer já está mais desenvolvido, são: sangramento nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e constipação alternados), necessidade frequente de ir ao banheiro, sensação de evacuação incompleta, dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia, sensação de gases ou distensão e perda de peso sem causa aparente.

Alimentação e hábitos de vida saudáveis são os principais aliados para a prevenção da doença. Dieta rica em fibras, frutas e vegetais frescos parecem ter efeito protetor sobre a doença enquanto que o consumo de gordura animal e de álcool são fatores de risco reconhecidos. A obesidade, sedentarismo e o tabagismo são também fatores de risco para o aparecimento do câncer de intestino.

Exames mais complexos como a colonoscopia são de grande importância, principalmente nos indivíduos considerados de risco ou com sintomas intestinais específicos. Este tipo de exame pode fazer o diagnóstico e em alguns casos permite a remoção de pólipos, que são lesões precursoras do câncer do intestino. Entre os exames fundamentais para o diagnóstico precoce está a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, que permite detectar a presença de pólipo no intestino ou mesmo tumores nos estágios iniciais. As pessoas com antecedentes pessoais ou familiares de pólipos benignos, câncer do intestino, retocolite ulcerativa, câncer de mama, ovário ou útero devem procurar um médico para orientação sobre possíveis formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do intestino.

Serviço:
Campanha Setembro Verde de Conscientização sobre o Câncer de Intestino
Data: de 25 a 27 de setembro.
Horário: das 9 às 18h.
Local: Marquise do Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Alvares Cabral s/nº – Entrada pelo Portão 10.
Gratuito!

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa
In Press Porter Novelli
Giuliana Gregori – Tel.: (11) 3323-1651 / 99197-4518giuliana.gregori@inpresspni.com.br.
Carolina Motta – Tel.: (11) 3323-1653 / 96815-7655carolina.motta@inpresspni.com.br.
Alessandra Fragata – Tel.: (11) 3323-1597alessandra.fragata@inpresspni.com.br.
Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Comunicação Institucional
Michelle Barreto – Tel.: (11) 3549-0852msbarreto@haoc.com.br .

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store