Hospital Alemão Oswaldo Cruz adota nova solução para redução de peso

Balão intragástrico com durabilidade de 1 ano acaba de ser aprovado pela ANVISA e já está disponível no Centro de Endoscopia da Instituição.

São Paulo, 27 de abril de 2015 – Aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o balão intragástrico com durabilidade de 1 ano promove maior tolerabilidade e diminui os sintomas indesejáveis comuns do procedimento com os balões convencionais, uma vez que permite que o volume seja ajustado de acordo com a necessidade de cada paciente. Disponível no Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde a aprovação, o novo dispositivo é uma alternativa prática e viável para pacientes sobrepeso ou obesos que não querem recorrer à cirurgia bariátrica.

Segundo Dr. Paulo Sakai, médico responsável pelo Centro de Endoscopia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o uso de um balão intragástrico com durabilidade de 1 ano garante a maior perda de peso e prolonga os resultados obtidos durante o processo, já que permite que o paciente tenha tempo hábil para fazer uma reeducação alimentar e incorporar novos hábitos à sua rotina.

Atualmente, com os balões convencionais, com duração de 6 meses, 80% do peso é perdido nos primeiros 3 meses de tratamento. A partir de então, o estômago vai recuperando a sensação de apetite pelo que nos 3 meses seguintes a perda de peso é menor (20%). Com o novo balão, a perda de peso é mais uniforme ao longo do tratamento, uma vez que a sensação de saciedade pode ser recuperada graças ao ajuste do volume e tamanho do balão.

Segundo o Dr. Bruno Martins, endoscopista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, os benefícios do uso desse novo dispositivo é muito maior e permite o controle de outras doenças relacionadas à obesidade, como as síndromes metabólicas. “Estudos recentes comprovaram que o uso do balão intragástrico promove não só a perda de peso, como também reduz em até 44,8% os casos de hipertensão arterial e em até 32,8% os casos de diabetes. Esse quadro de melhora é constatado mesmo após 3 anos da retirada do balão”, afirma Dr. Bruno.

O balão intragástrico é recomendado para o tratamento da obesidade a pacientes com 40% a mais do seu peso ideal ou que tiveram maus resultados com o tratamento clínico convencional, além de pacientes com obesidade mórbida – que necessitam perder peso antes de se submeterem à cirurgia, devido ao alto risco cirúrgico.

O especialista reforça ainda que, para obter um melhor resultado, é importante que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, capaz de fornecer toda a estrutura para o paciente de forma integrada. “No Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por exemplo, o paciente conta com o apoio de uma equipe completa de profissionais para auxiliar o paciente a aderir ao tratamento e conquistar seu objetivo”, reforça Dr. Bruno.

Sobre o Balão Intragástrico

O balão gástrico é um recurso clínico de tratamento da obesidade que consiste na colocação de um balão de silicone no estômago, por meio de endoscopia, que preenche aproximadamente 50% da cavidade gástrica, promovendo assim a diminuição do apetite e aumento da saciedade.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Doenças Digestivas, Obesidade e Diabetes. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Comission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruzwww.hospitaloswaldocruz.org.br.
Informações para a imprensa
In Press Porter Novelli
Giuliana Gregori – Tel.: (11) 3323-1651 / 99197-4518giuliana.gregori@inpresspni.com.br.
Carolina Motta – Tel.: (11) 3323-1653 / 96815-7655carolina.motta@inpresspni.com.br.
Alessandra Fragata – Tel.: (11) 3323 – 1597alessandra.fragata@inpresspni.com.br.
Gerência de Marketing e Comunicação
Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br .

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store