Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre Centro Especializado em Tratamento Pós-Covid

São Paulo, 10 de agosto de 2021 – Vários estudos já mostraram que a infecção causada pela Covid-19 pode acarretar em uma doença sistêmica e danos inflamatórios em diversas regiões do organismo. Além dos pulmões, que estão entre os orgãos mais afetados, pacientes relatam dores de cabeça, no peito, fadiga crônica e falhas na memória, variando de poucos dias a até mais de 12 semanas após o início da infecção.

Pensando na importância de um atendimento integrado e multidisciplinar aos pacientes acometidos pela doença, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura seu Centro Especializado em Tratamento Pós-Covid-19. O novo serviço tem o objetivo de cuidar dessas pessoas de forma integral para que possam superar as sequelas do novo coronavírus e retomar a sua rotina e qualidade de vida o mais breve possível.

Resumo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde destacou que uma em cada 10 pessoas tem problemas de saúde persistentes 12 semanas após contrair a Covid-19.

Para o infectologista e coordenador do Centro no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Filipe Piastrelli, é necessário acolher as queixas desses pacientes e facilitar o acesso, para que ele encontre, em um só lugar, especialistas para a continuidade do tratamento.

“Sequelas pós-covid merecem atenção, desde uma simples dor de cabeça a sintomas mais graves, permitindo sua correta identificação e suporte necessário. O novo serviço foi criado para atender os pacientes que já passaram pela Instituição, mas também aqueles que procuram por um time especializado, com atendimento personalizado e de forma integral”, explica o médico.

Dr. Filipe explica também que mesmo os pacientes que tiveram sintomas leves da doença podem se beneficiar da avaliação. “O tratamento após a alta envolve orientações, reabilitação, dietas adequadas, prática de exercícios físicos(no momento correto e de preferência supervisionados ou prescritos por um especialista) e o tratamento sintomático das queixas remanescentes. Por isso, é fundamental contar com um time de especialistas para acompanhar, caso a caso”.

O Centro possui uma equipe médica e multidisciplinar composta por infectologistas, pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Para receber o tratamento mais adequado, os pacientes passam por um processo de avaliação inicial com um infectologista e, depois, são direcionados para outros especialistas de acordo com a sua necessidade.

No caso dos pacientes internados na Instituição, após a alta médica, eles serão direcionados diretamente para as avaliações complementares, se avaliada a necessidade pelo médico responsável pelo cuidado. “Com esse atendimento especializado e direcionado, o paciente recebe orientações e os cuidados necessários para o seu caso”, afirma o médico.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 123 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Aparelho Digestivo. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde -, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4,5 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 10/08/2021

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store