Fórum Internacional de Câncer do Reto: Cirurgias ao vivo

Nova esperança para o tratamento de câncer de intestino e reto.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz passa, a partir de dezembro, a utilizar o robô Da Vinci como mais uma opção terapêutica para o câncer de reto. A técnica, conhecida como Retossigmoidectomia Robótica, é amplamente utilizada fora do Brasil e será apresentada no Fórum Internacional de Câncer de Reto (FICARE 2009) em uma iniciativa inédita. Durante o evento, realizado no Hotel Sheraton WTC São Paulo, será transmitida para os congressistas, ao vivo, a primeira cirurgia deste tipo no País, que será conduzida pelo médico coreano Seon Hahn Kim, cirurgião pioneiro na técnica, diretamente do Centro Cirúrgico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A cirurgia robótica em câncer de reto tem se mostrado como a melhor solução para o tratamento de casos mais avançados, nos quais a cirurgia laparoscópica apresenta algumas limitações. Com os braços do robô, o cirurgião tem mais possibilidades de movimentos e visão ampliada, garantindo-lha mais destreza no procedimento.

Outra possibilidade de tratamento cirúrgico do câncer de reto também será debatida e acompanhada em tempo real pelos participantes do FICARE. Trata-se da Ressecção Transanal Endoscópica Microscópica, operação que será realizada também no Centro Cirúrgico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Conduzida pelo médico americano John Marks, o procedimento é inovador ao tratar o câncer de reto a partir do ânus, indicado para lesões iniciais.

Presidido pela Dra. Angelita Habr-Gama, o FICARE está em sua segunda edição e se consolida como o mais importante evento de Cirurgia do Aparelho Digestivo da América Latina reunindo cerca de 40 convidados internacionais para discutir as novas abordagens terapêuticas para o câncer colorretal – de intestino grosso e reto –, que está entre as três neoplasias mais incidentes no Brasil. Levantamento recente realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz apontou um aumento de 174% dos casos deste tipo de câncer de 1998 a 2006. Segundo o INCA, a cada ano, são diagnosticados mais de 25 mil novos casos da doença no Brasil.

Dra. Angelita Habr-Gama é internacionalmente reconhecida por sua experiência acumulada em mais de 20 anos no tratamento do câncer do reto que adota a conduta de não operar pacientes em que a radioterapia e a quimioterapia fizeram a lesão desaparecer por completo. Com isso, foi possível evitar a cirurgia em muitos pacientes que se curaram com os procedimentos terapêuticos. Muitos dos convidados internacionais vêm ao FICARE com intuito de ver de perto os resultados obtidos com estes pacientes.

Entre os tumores no aparelho digestivo (esôfago, estômago, duodeno, pâncreas e fígado), o câncer colorretal é o que tem o melhor prognóstico e maior chance de cura quanto maior, quanto mais precoce for seu diagnóstico e mais adequado for o tratamento.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store