Estudo publicado pela Revista The Lancet revisa mais de 600 publicações científicas dos últimos anos sobre o combate à obesidade

São Paulo, 10 de fevereiro de 2023 – A The Lancet, a mais importante revista médica, solicitou uma revisão que contempla os estudos dos últimos anos e que promete se transformar em um guia para todos os profissionais que atuam no tratamento da obesidade. A revisão conta com a participação do Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e um dos coautores do material.

São avaliadas as opções de tratamento disponíveis hoje e que serão inseridas no mercado nos próximos anos, entre mais de 20 tipos de drogas antiobesidade (medicações), abordagens genéticas (como diagnóstico e escolha da melhor terapêutica) e as diferentes opções cirúrgicas utilizadas no combate à obesidade.

Foram avaliadas centenas de publicações de alto nível de evidência com relevância e impacto na área. A originalidade e data de publicação, com análise de dados de pacientes com obesidade e períodos mais longos de observação. Além disso, foram selecionados estudos randomizados e controlados, estudos de caso-controle prospectivos, meta-análises e revisões sistemáticas publicados nos mais importantes periódicos de medicina. Ademais, a revisão sugere avaliações e tratamentos individualizados, considerando os benefícios, taxas de complicações, custos, comorbidades e qualidade de vida dos pacientes portadores de obesidade.

De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, divulgado em 2022 é esperado que o Brasil viva com 29,7% da população adulta com obesidade até 2030. Deste total, 33,2% serão mulheres e 25,8% serão homens. No cenário mundial, o número é ainda mais impactante: estima-se que mais de um bilhão de pessoas adultas apresentará algum grau de obesidade nos próximos oito anos, o que representa 17,5% da população global. Atualmente a obesidade é considerada a maior pandemia do século XXI.

“O mundo vive uma grande epidemia de obesidade que precisa ser tratada de forma adequada. O grande objetivo desta importante publicação é auxiliar os profissionais de saúde a escolher o tratamento mais adequado para cada indivíduo. O tratamento desta doença crônica e progressiva, é multimodal. Este artigo é um guia que ajuda na escolha da melhor opção, seja ela medicamentosa, cirúrgica ou até mesmo associando a cirurgia com farmacoterapia”, afirma o Dr. Cohen.

Data: 10/02/2023

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store