Cardápio saudável inclui também opções de drink sem álcool
São Paulo, 23 de dezembro de 2021– Quando chegam as confraternizações de final de ano, algumas pessoas se deparam com o dilema: como posso aproveitar as gostosuras das ceias de Natal e Ano Novo mantendo minha saúde e sem ganhar quilos extras? Segundo Fernanda Maluhy, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a prioridade por comidas feitas em casa, com ingredientes e temperos naturais faz toda a diferença para começar o novo ano de forma saudável.
Para não cometer exageros, a especialista recomenda começar a ceia com uma salada verde, rica em frutas secas e castanhas que aumentam a saciedade.
No momento da ceia, a recomendação é tomar cuidado na quantidade de comida. Se as opções de carboidratos da sua festa são arroz, farofa e massa, escolha apenas uma ou duas porções pequenas para o seu prato. Já para as proteínas, opte por carnes magras e brancas como peixes, carne de porco e frango (sem a pele). Para os veganos há opções de strogonoff de palmito, saladas de folhas com queijos, sementes como chia, linhaça, além de nozes, castanhas. Temperos e molhos naturais também são opções para incrementar os pratos.
Na hora da sobremesa, escolha frutas ou doces a base de frutas com pouco açúcar, sempre tomando cuidado com a quantidade. As bebidas alcoólicas e refrigerantes podem ser substituídos por bebidas sem álcool, drinks com sucos de fruta naturais ou água aromatizada.
Ressaca
Aqueles que cometeram exageros no momento de beber, devem manter a hidratação com água, água de coco e sucos naturais. No dia seguinte pós-ceia, o ideal, segundo a nutricionista é manter uma alimentação leve e saudável, rica em legumes, frutas e verduras.
Abaixo uma opção de cardápio saudável para as ceias de final de ano.
Entrada
- Salada de folhas verdes, uva Itália, pepino japonês e molho de iogurte natural com hortelã.
- Salpicão de frango ou atum: utilizar iogurte natural e ervas para temperar, acrescentar maçã, cenoura e salsão.
Prato Principal
- Peru assado. Enfeitar com frutas como abacaxi.
Acompanhamento
- Arroz com passas e amêndoas.
- Farofa com couve.
Sobremesa
- Gelatina colorida, de preferência sem açucar.
- Frutas diversas.
Opção Vegana
Entrada
- Tomate recheado com lentilha.
- Salada de alho poró com maçã verde e tofu.
Prato principal
- Seitan (espécie de carne de glúten para substituir o tender, peru ou pernil) ao molho madeira.
- Strogonoff de palmito.
Acompanhamento
- Arroz sete grãos.
- Farofa de castanha.
Sobremesa
- Pavê de pêssego.
- Panetone de frutas.
Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 124 anos de atuação, a Instituição é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Aparelho Digestivo. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4,5 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/
Informações para a imprensa
Conteúdo Comunicação:
- Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com) – Tel.: (11) 99575-5872;
- Vanessa Rodrigues (vanessa.rodrigues@conteudonet.com) – Tel.: (11) 96153-4605;
- Jheniffer Freitas (jheniffer.freitas@conteudonet.com) – Tel.: (11) 94920-4320;
- Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com);
- Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com).
Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz:
- Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br;
- Rafaela Rosas – rrosas@haoc.com.br;
- Bianca Ribeiro – biribeiro@haoc.com.br.