Em tempos de pandemia, alertar para os riscos do tabaco é ainda mais essencial

São Paulo, 26 de maio de 2021 – Todo ano, mais de 200 mil pessoas morrem no Brasil em decorrência do consumo do cigarro. No mundo, esse número chega a 8 milhões, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Carlos Teixeira faz o alerta: “as pessoas precisam parar de fumar o mais rápido possível”.

Parar de fumar é fundamental, ainda mais durante a pandemia do novo coronavírus. O Dr. Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que o consumo de tabaco é um fator de risco importante para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), além do fumante ser acometido com mais frequência por infecções como pneumonias e sinusites.

“Se levarmos em conta as doenças listadas como fatores de risco para complicações pelo novo Coronavírus como hipertensão, diabetes e doenças pulmonares, o tabagismo pode levar a todos elas”, diz.

O especialista também explica que o consumo do cigarro é, também, um dos principais fatores de risco para doenças crônicas. “O tabagismo é causador de enfisema pulmonar, bronquite crônica e doenças cardiovasculares. Mais de 50 doenças crônicas são causadas pelo consumo do cigarro”, afirma Dr. Elie.

Câncer de pulmão e tabagismo

O Dr. Carlos Teixeira ainda faz alerta à incidência do câncer de pulmão que está diretamente ligada ao tabagismo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pulmão é o segundo mais incidente na população, tanto em homens quanto em mulheres.

O Inca ainda afirma: o tabagismo pode ser considerado como um fator de risco para a Covid-19. “Esses pacientes já apresentam um comprometimento da sua capacidade pulmonar e, com isso, têm chances mais claras de desenvolver quadros graves da infecção pelo novo Coronavírus. De uma maneira geral, é essencial que o tabagista pare de fumar o quanto antes, tendo vista que o cigarro é o principal fator de risco para o desenvolvimento das doenças pulmonares”, diz.

O Dr. Elie Fiss explica que o atendimento para quem quer parar de fumar é multidisciplinar e individualizado de acordo com cada necessidade, “procurar um serviço médico privado ou público é eficaz para os tabagistas terem o auxílio necessário neste processo para abandonar o vício. Muitas pessoas têm medo de parar de fumar, mas com o serviço oferecido pelo Hospital o caminho se torna menos complicado”, diz.

Segundo a OMS, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar em todo o mundo, mas muitas delas não têm acesso à serviços úteis e apoio para cessar o consumo de tabaco, por isso em 2021 lançaram a campanha “Comprometa-se a parar de fumar durante a Covid-19”.

No Hospital Alemão Oswaldo Cruz é oferecido tratamentos específicos para a necessidade de cada paciente, com psiquiatras, pneumologistas e terapeutas que fazem o acompanhamento conjunto para designar as melhores medidas para cada pessoa.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 123 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Aparelho Digestivo. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde -, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4,5 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 26/05/2021

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store