Doação de Órgãos e Tecidos: a evolução necessária

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já ultrapassa a marca de 23 mil transplantes realizados, o que indica aumento além do dobro na última década e grande potencial de doadores, ampliando as chances de sobrevida de muitas pessoas. Entretanto, dados da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos mostram que, apenas no primeiro trimestre de 2012, a lista de espera por transplante atinge cerca de oito mil pacientes.

A doação de órgãos e tecidos é um tema cercado por mitos que conduzem ao desconhecimento da população e, por consequência, para os baixos índices de adesão à causa, além de transitar por questões éticas e legais. Nesse sentido, para preparar a equipe médica e assistencial e engajar a comunidade hospitalar com a causa, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou no último mês o “Curso de Atualização em Doação de Órgãos”, com abordagem para os processos de doações, diagnóstico de morte encefálica, manutenção do potencial doador e entrevista familiar. Estiveram presentes 174 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e estudantes.

Além dessa iniciativa, o Hospital, que já acumula cerca de 700 cirurgias de transplantes, entre eles 299 transplantes ósseos e 140 transplantes de rim, também realiza outras campanhas de conscientização da população para ressaltar a importância das pessoas manifestarem previamente o desejo de ser um doador. Como destaque, a última campanha para cadastro de doadores de medula óssea, nas dependências da Instituição, teve 800 doadores cadastrados no banco de dados nacional REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea).

Fonte: Coordenação de Transplantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store