Diabéticos tipo 2 podem ser voluntários em pesquisa inédita no mundo

Pesquisa em fase final de recrutamento quer comprovar os benefícios da cirurgia metabólica comparado ao melhor tratamento clínico; adesão é gratuita e os selecionados terão acompanhamento especializado por cinco anos.

Uma pesquisa inédita no mundo, que pretende comprovar os benefícios da cirurgia metabólica em comparação ao melhor tratamento clínico para pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 que apresentam doenças microvasculares, como as retinianas, renais e neuropatias, está em fase final de recrutamento de voluntários. Os interessados em participar do estudo devem ter histórico de diabetes tipo 2 há 15 anos ou menos, apresentar Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 35 kg/m², ou seja, ter obesidade leve, e já manifestar sintomas das doenças microvasculares.
A participação no estudo é gratuita e os selecionados terão acompanhamento de uma equipe especializada, formada por cirurgião bariátrico, endocrinologista e nutricionista, ao longo de cinco anos. A pesquisa é realizada na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na cidade de São Paulo.

A pesquisa é coordenada pelo Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e atual presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Os voluntários que atenderem aos critérios descritos acima devem preencher o formulário que consta no sitewww.vidasemdiabetes.com.br. Para fazer o cálculo do IMC é preciso dividir o peso em quilogramas pela altura ao quadrado (peso/altura²). Na página da pesquisa, os interessados também podem calcular o seu IMC.

IMC DIAGNÓSTICO:

  • 19 – 24 Normal.
  • 25 – 29 Sobrepeso.
  • 30 – 34 Obesidade leve.
  • 35 – 39 Obesidade moderada.
  • 40 – 49 Obesidade mórbida.
  • 50 Superobesidade.

O que é cirurgia metabólica

Na cirurgia metabólica é utilizado o bypass gástrico (ou Y de Roux), técnica que consiste em fazer o grampeamento do estômago e o desvio do intestino inicial para alterar o trânsito de alimentos. Com o procedimento, a perspectiva é que os sintomas nos pacientes regridam parcialmente ou totalmente.

O que são doenças microvasculares

As doenças microvasculares são as que causam danos e alterações nos pequenos vasos dos olhos (retinopatia), rins e nervos (neuropatia). Na maioria das complicações oculares, o paciente apresenta visão turva, resultado da elevação permanente da taxa glicêmica. O grau de dano ocular pode ser maior, se o paciente tiver diabetes por mais de 15 anos, sem o controle adequado e frequente dos níveis de glicemia. A falta de atenção à saúde ocular pode levar o diabético à cegueira.

As complicações renais causadas pelo diabetes demoram mais tempo a serem percebidas pelos pacientes. O monitoramento regular dos níveis de proteína presentes na urina é fundamental para evitar a evolução das complicações que podem levar ao comprometimento total dos rins. Já as complicações neurológicas provocadas pelo diabetes tipo 2 ocasionam a perda de sensibilidade ou a sensação de formigamento dos membros, principalmente mãos e pés. Isso leva à formação de úlceras causadas por traumatismos ou queimaduras que não cicatrizam. Outra pesquisa, realizada em 2012, pelo Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e também coordenada pelo Dr. Ricardo Cohen, já havia demonstrado o controle do diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade leve e sobrepeso através da intervenção metabólica. Publicado na Diabetes Care, revista científica da Associação Americana do Diabetes, os resultados apontaram o controle da doença em 88% dos pacientes e com expressiva melhora em 11% com seguimento a longo prazo.

Serviço: Estudo Clínico em Diabetes tipo 2
Inscrições gratuitas pelo site: www.vidasemdiabetes.com.br.

Sobre o Dr. Ricardo Cohen

Graduado em Medicina, em 1984, e doutor em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Sua área de atuação é principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo 2 e cirurgias bariátrica e metabólica. É membro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade (IFSO), membro honorário da Sociedade Espanhola de Cirurgia da Obesidade e foi apontado pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (American Society for Metabolic and Bariatric Surgery – ASMBS), como um dos 30 médicos mais influentes do mundo nesta área do conhecimento. Já publicou mais de 50 artigos e nove livros.

Sobre o Hospital

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde. Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa:

Conteúdo Comunicação

Maria Teresa Moraes – mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda – alessandra.miranda@conteudonet.com.
Roberta Montanari – robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: (11) 5056-9817 / 5056-9800 / 99575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store