Cuide bem de sua coluna

Você conhece bem as funções de sua coluna? O maior conjunto de ossos de nosso corpo, também é o mais importante e merece alguns cuidados.

A coluna vertebral tem duas funções básicas. A primeira serve como eixo de sustentação da estrutura corporal e a segunda está relacionada com a condução das estruturas nervosas por meio do canal vertebral e dos foramens intervertebrais. É composta por 33 vértebras, que são interligadas aos discos intervertebrais.

Toda essa responsabilidade torna a coluna vulnerável a desvios em suas curvaturas (cervical, torácica, lombar e pélvica), podendo ocasionar dores ou lesões. Para evitar danos, confira cinco dicas essenciais de postura:

Mude constantemente de postura

Procure dar intervalos de descanso entre as posições, modificando-as frequentemente ou até realizando alguns exercícios durante o dia. Permanecer na mesma posição por tempo prolongado provoca fadiga e maior acúmulo de substâncias nocivas nos músculos contraídos.

Cuidado com a posição para dirigir

Utilize o encosto do banco do carro na posição de 100º (um L com uma leve inclinação). O banco não deve ficar muito para trás nem muito para frente em relação ao painel do carro. Evite rodar o pescoço para fazer manobras ao volante (use o espelho retrovisor).

Acerte a posição na cama

Para dormir de barriga para cima: utilize um travesseiro baixo embaixo da cabeça e outro travesseiro embaixo dos joelhos. Para dormir de lado: utilize um travesseiro que preencha o espaço entre a orelha e o ombro – para que sua cabeça não fique nem caída e nem erguida enquanto dorme – e outro travesseiro entre os joelhos. Ao se levantar da cama, fique de lado com os joelhos dobrados e, em seguida, coloque as pernas para fora da cama e se apoie nos braços para sentar.

Levante peso da maneira correta

Ao abaixar para pegar algum objeto no chão, dobre os joelhos e nunca a coluna. A força para erguer o corpo com o objeto em mãos deve ser concentrada nas pernas.

Para trabalhar em pé, também é preciso postura.

Quando realizar um trabalho em pé, dobre e apoie um dos joelhos alternadamente em um banquinho e mantenha a postura reta.

Fonte: Carmen Roncato, fisioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

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