Covid-19: Saiba quais medidas de higiene e segurança você deve ter ao votar no 2º turno das eleições municipais

São Paulo, 19 de novembro de 2020 – O segundo turno das eleições municipais acontecem no próximo dia 29 de novembro, domingo, e com pandemia do novo coronavírus, os cuidados com a higienização e com distanciamento social devem ser considerados.

Especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o infectologista Dr. Ivan França, aponta algumas dicas importantes para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Segundo o médico, os cuidados já começam antes de sair de casa, como levar próprio papel com as anotações dos números dos candidatos em quem irá votar, também ir ao local da votação com a própria caneta caso seja preciso utilizar, evitar transporte público cheio, e sair de casa com a máscara, que é de uso obrigatório em todo território nacional.

“Também é importante salientar que, se possível, as pessoas não devem levar acompanhantes e crianças, com intuito de evitar aglomerações”, explica Dr. Ivan França.

Quando chegar ao local de votação, o distanciamento de 1 metro e meio a 2 metros também deve ser mantido, além de evitar cumprimentar as pessoas. O documento deve ser mostrado de longe ao mesário, esticando o seu braço, se solicitado.“As seções de votação devem contar com álcool em gel, mas os eleitores também podem levar o próprio, de casa, e higienizar as mãos antes e depois que utilizar a urna eletrônica. Qualquer contato com outras superfícies repita o procedimento de higienização”, diz o infectologista.

Quais são os sintomas da Covid-19?

  • Mais comuns: febre, tosse seca, cansaço.
  • Outros sintomas: dores no corpo, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato.
  • Entre os sintomas mais graves: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito ao respirar.

Uso da máscara – proteção facial

Para a utilização correta da máscara, e assim garantir a proteção, é necessário que ela cubra todo o nariz e boca, sem deixar espaços abertos nas laterais.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 123 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa
Conteúdo Comunicação

Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com) – Tel.: (11) 99575-5872
Alessandra Miranda (alessandra.miranda@conteudonet.com) – Tel.: (11) 98460-3733
Mayara Toni (mayara.toni@conteudonet.com) – Tel.: (11) 94480-8372
Nicole Kloeble (nicole.kloeble@conteudonet.com) – Tel.: (11) 99978-6566
Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com)
Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com)

Gerência de Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br
Michelle Barreto – msbarreto@haoc.com.br
Rafaela Rosas – rrosas@haoc.com.br

Data: 19/11/2020

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store