Confira as dicas de nutricionista para as ceias de fim de ano serem saborosas e nutritivas, de acordo com o clima brasileiro

São Paulo, 18 de Dezembro de 2020 – Em 2020, as festas típicas de final do ano, como o Natal e o Ano Novo, serão diferentes, tendo em vista que as confraternizações com muitas pessoas não são indicadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, é possível manter ao menos uma parte desta tradição, com as comidas típicas da época. Lembrando sempre de utilizar máscaras durante todo o tempo de preparo da ceia, só retirá-las na hora das refeições e guarda-las em um local adequado, higienizar as mãos o tempo todo, manter distanciamento seguro ao sentar à mesa e não compartilhar objetivos, como pratos e copos.

O Brasil é um país tropical e, no final do ano, enfrenta uma grande onda de calor com a chegada do verão. Entretanto, é interessante lembrar que as preparações tradicionais dessas festas foram criadas em países onde é inverno no mês de dezembro e, por isso, os pratos costumam ser mais calóricos e gordurosos.

Entrada

Para uma ceia apropriada ao clima brasileiro, a nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Thaís Sarian, indica introduzir às preparações alimentos frescos como folhas e frutas. “Uma salada bem composta com folhas, frutas e oleaginosas, como a noz, é uma opção muito refrescante e nutritiva, pois os vegetais e frutas são ricos em fibras, vitaminas e minerais, além das nozes serem uma ótima fonte de gordura de boa qualidade”, diz.

Prato principal

Em relação às preparações quentes, a especialista sugere optar por carnes brancas que são menos gordurosas, como frangos, o tradicional peru de Natal ou peixes, todos ricos em proteínas. Para acompanhar, um arroz sete grãos é uma ótima opção que agrega fibras e nutrientes ao prato. “A uva passa acompanha muitas preparações dessas festas, mas muita gente não gosta. Então, uma alterativa é o damasco picado, também ótima fonte de nutrientes”, explica Thaís. Para os vegetarianos, a lentilha é uma ótima alternativa para substituir as carnes, pois é rica em proteína, ferro, magnésio, potássio, vitaminas, zinco e fibras.

Sobremesa

As frutas são excelentes opções de sobremesas, vale apostar em uva, pêssego, ameixa, maçã, pera, cereja e lichia, que além de nutritivas combinam com as festas. “Algumas frutas, como a maçã e pera, ficam mais festivas e saborosas se forem preparadas cozidas com especiarias como canela e cardamomo. Uma deliciosa sobremesa, bem leve como nosso clima pede”, diz a nutricionista.

Importante ressaltar que as preparações dessas festas ocorrem apenas duas vezes ao ano e, por isso, a especialista indica que todos aproveitem para preparar os pratos tradicionais da época. “O que importa é ter balanço entre as escolhas e as quantidades consumidas e, se as pessoas já mantêm esse cuidado ao longo do ano, não é a ceia de Natal ou de Ano Novo que vão interferir na saúde”, conclui.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 123 anos de atuação, é referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Gerência de Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 18/12/2020

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store