Como aliar saúde mental e física com estudos pré-vestibular

São Paulo, 1 de dezembro de 2022 – O fim do ano se aproxima e com ele chega o período mais esperado pelos estudantes: a temporada de Vestibulares. Junto dela vem no pacote o estresse, o nervosismo e a ansiedade. Por isso, mais do que ter se preparado ao longo do ano para as provas, é preciso ter inteligência emocional, ou seja, administrar as emoções para conquistar um melhor rendimento no dia da prova.

Como equilibrar isso tudo? Para a psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Karen Bisconcini, é indispensável montar uma rotina de estudos que contemplem momentos de lazer, exercícios físicos e outras atividades que possibilitem o autocuidado e bem-estar. “É necessário ter pausas entre as horas de estudo para o melhor foco e concentração. Importante, também, que o vestibulando mantenha atividades sociais e familiares para não ficar apenas sob estresse da prova”, explica Karen.

Outros fatores importantes são assegurar uma boa alimentação e a qualidade do sono. “Se exercitar com regularidade, dormir e se alimentar bem são partes essenciais para estar mais tranquilo e bem preparado para o dia da prova. A falta de uma rotina para dormir, por exemplo, ou dormir poucas horas pode provocar uma exaustão “acumulada”, acarretando a irritabilidade, falta de atenção e cansaço excessivo.”, reforça.

A dieta do estudante

Bruna Lima, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz que o alicerce de uma mente saudável é ter um corpo saudável, e para isso é fundamental que o estudante dê atenção a sua dieta, tanto no dia a dia pré-vestibular quanto no momento final.

Para o dia da avaliação, ela ressalta a importância da primeira refeição do dia. “No dia anterior da prova vá dormir cedo e acorde em um bom horário para preparar um bom café da manhã, que é uma refeição de extrema importância para fornecer energia para o seu dia. Nessa refeição é legal ter uma variedade de frutas, granola ou aveia e uma proteína, como iogurte natural e ovos mexidos”, recomenda Bruna.

Também é interessante evitar alguns tipos de alimentos, explica a nutricionista. “Mantenha sempre uma alimentação equilibrada onde a sua base devem ser os alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, cereais. Evite os ultraprocessados, doces, frituras e refrigerantes”, explica.

Outra dica de ouro, segundo a nutricionista, é não exagerar na comida. “Não coma muito próximo do horário da prova para não se sentir “pesado” e não ter sono. Procure almoçar com antecedência. E atenção, não tome muita água antes de entrar na sala da prova para que a vontade de ir ao banheiro não atrapalhe sua concentração” finaliza a nutricionista.

Data: 01/12/2022

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store