Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove III Simpósio Transdisciplinar

O diabetes e a obesidade são consideradas uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde e estão entre os maiores problemas de saúde pública do mundo. Dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) 2016, do Ministério da Saúde, mostram que o País também faz parte dessa realidade, já que a obesidade cresceu 60% em 10 anos no Brasil, tendo alcançado 18,9% em 2016. Enquanto o número de pessoas diagnosticadas com diabetes aumentou em 61,8%, passando de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016.Com o objetivo de compartilhar informações entre especialistas da saúde sobre novos tratamentos clínicos, procedimentos e evidências científicas para essas doenças crônicas tão perigosas, o Centro Especializado em Obesidade e Diabetes realiza o III Simpósio Transdisciplinar do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no dia 13 de maio, sábado, das 8h30 às 17h35, no Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site: http://www.ccmew.com/haoc2017/. Nesta terceira edição do Simpósio, especialistas do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital discutirão diversas questões sobre as doenças, divididos em quatro módulos: Obesidade, Diabetes, Cirurgia Metabólica e Fatos e Mitos.

No primeiro, sobre Obesidade, serão abordados temas como novos fármacos, evidências cientificas sobre a medicina do estilo de vida, urgência na criação de políticas públicas que incentivem uma cultura de educação alimentar saudável e práticas regulares de exercícios e a importância de a obesidade não ser tratada como doença psicossomática. Na segunda parte do simpósio, sobre Diabetes, alguns dos temas discutidos serão novidades e condutas de tratamentos clínicos, a importância do acompanhamento de equipe multidisciplinar, a monitorização glicêmica como aliada da dieta e contagem de carboidratos e o momento de indicação cirúrgica para o paciente descompensado.

O terceiro módulo traz como tema a Cirurgia Metabólica, intervenção do tubo digestivo, que tem como finalidade o controle do diabetes do tipo 2, com ou sem medicação através de mecanismos independentes da perda de peso. O coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, Dr. Ricardo Cohen, ministrará palestra sobre os efeitos metabólicos e durabilidade dos diferentes procedimentos cirúrgicos.  O último módulo apresenta fatos e mitos de alguns temas, como a cirurgia bariátrica ser a principal causadora do alcoolismo, a necessidade de medicamentos e acompanhamento do paciente após a cirurgia metabólica e qual a situação atual para a adoção de novos critérios para a indicação cirúrgica para o paciente com diabetes.

Confira abaixo a programação completa:

Serviço:
III Simpósio Transdisciplinar do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Data: 13 de maio de 2017.
Horário: das 8h30 às 17h35.
Local: Golden Tulip Paulista Plaza -Alameda Santos, 85 – Jardins, São Paulo.

Sobre o Dr. Ricardo Cohen

Graduado em Medicina em 1984 e doutor em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente, é coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (2011-2012). Presidente do 21º Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas (IFSO, na sigla em inglês) que aconteceu em setembro de 2016 no Rio de Janeiro.
Sua área de atuação é principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo 2 e cirurgias bariátrica e metabólica. É membro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade (IFSO), membro honorário da Sociedade Espanhola de Cirurgia da Obesidade e foi apontado pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica(American Society for Metabolic and Bariatric Surgery – ASMBS), como um dos 30 médicos mais influentes do mundo nesta área do conhecimento. Já publicou mais de 100 artigos e nove livros.

Sobre o Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Inaugurado em 2014, o Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é o único centro integrado da América Latina dedicado a oferecer atendimento para essas especialidades. Os pacientes contam com o diferencial de realizar diagnóstico, tratamento e acompanhamento em um só lugar. Para tanto, a equipe médica multidisciplinar é composta por endocrinologistas, cirurgiões bariátricos e metabólicos, cardiologistas, nefrologistas, ortopedistas, enfermeiros, oftalmologistas, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. O Centro já recebeu por duas vezes a certificação da Surgical Review Corporation (SRC) por oferecer um serviço médico de excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A certificação reforça também o comprometimento do Hospital com a ética e com os altos padrões de qualidade comparáveis aos melhores centros hospitalares do mundo.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 306 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa
Conteúdo Comunicação

Maria Teresa Moraes (mariateresa.moraes@conteudonet.com).
Alessandra Miranda (alessandra.miranda@conteudonet.com).
Bianca Amorim (bianca.amorim@conteudonet.com).
Roberta Montanari (robertamontanari@conteudonet.com).
Claudio Sá (claudio.sa@conteudonet.com).
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br  – Tel.: (11) 3549-0852.

Rafael Peciauskas –rpeciauskas@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0096.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store