Ceias de Final de Ano: Uma alternativa para saborear os alimentos sem culpa

Nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz orienta sobre alimentação durante o período festivo

São Paulo, 19 de dezembro de 2023 – Dezembro é um mês repleto de comemorações, além das ceias de Natal e Ano Novo, datas que proporcionam o encontro das pessoas ao redor de mesas repletas de comidas e bebidas. Para auxiliar no preparo da alimentação durante o período, a nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tarcila Campos, orienta e dá dicas para aproveitar as festas sem culpa.

De acordo com a especialista, é fundamental que as pessoas não vejam o alimento como o seu inimigo, sobretudo por ser uma época do ano repleta de confraternizações, algumas pessoas acabam exagerando e comendo além da conta, ocasionando o arrependimento quando o novo ano começa. Tarcila afirma que planejar a quantidade dos alimentos que serão feitos no cardápio das ceias é essencial para treinar o comportamento sobre os hábitos de consumo. Contudo, os alimentos não devem ser tratados como proibição.

Como opções de preparo para o cardápio das festas, a nutricionista recomenda a inclusão de saladas ricas em folhas verdes, frutas secas e legumes da estação. Carnes como peru, chester, tender, peixes e frango são excelentes opções de proteínas magras que auxiliam na sensação de saciedade. Preparações com grãos, como a lentilha, bastante consumida nessa época do ano, também podem ser incluídas no cardápio, além de serem opções ricas em fibras, importante para o bom funcionamento do intestino. Entre as frutas, evite as frutas em calda e prefira as frutas frescas. Além disso, elas podem ser consumidas in natura ou na decoração dos pratos principais das ceias.

A nutricionista também reforça a importância de se manter hidratado ao longo das comemorações, principalmente nos dias quentes, característicos do final de ano do Brasil. Evite exagerar no consumo de bebida alcoólica, prefira as opções sem álcool, preparações com frutas, água tônica e água de coco. Além disso, você pode fazer água saborizada com hortelã, rodelas de laranja e/ou limão que além de refrescar e hidratar dão um charme a mais quando montadas em jarras ou suqueiras. Evite bebidas industrializadas como sucos em pó e refrigerantes em geral.

Os cuidados com a saúde mesmo durante as festas

Tarcila lembra que os cuidados com a saúde não podem ser postos de lado durante as festas de Natal e Ano Novo. Por isso, pessoas que façam uso de medicamentos de uso contínuo ou que estejam em tratamento médico não devem abandonar as medicações e as recomendações dos especialistas durante as festas.

Abaixo segue uma opção de cardápio elaborado pela nutricionista:

Entrada:

  • Salada de folhas verdes, uva Itália, pepino japonês e molho de iogurte natural com hortelã.
  • Salpicão de frango ou atum: utilizar iogurte desnatado e ervas para temperar, acrescente maçã verde, cenoura e salsão.

Prato Principal:

  • Peru assado. Enfeite com frutas como abacaxi.

Acompanhamento:

  • Arroz com lentilha e amêndoas laminadas
  • Farofa com couve.

Sobremesa:

  • Gelatina Colorida

Antes e depois das ceias de Natal e Ano Novo

  • Evite o jejum prolongado, pois ficar sem comer não dá o direito de a pessoa ingerir uma quantidade maior de alimentos na ceia
  • Não faça repetições sobre as preparações mais calóricas e gordurosas em outros horários ou no decorrer da semana
  • Lembre-se de hidratar o corpo ao longo do dia, tente ingerir ao menos seis a oito copos diariamente
  • Não deixe de se exercitar.
Data: 19/12/2023 Fonte: Hospital Oswaldo Cruz

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