Antes de correr, teste seu tipo de pisada

Cada atleta de corrida tem um estilo e características que o diferencia dos demais. Essas diferenças são, essencialmente, peso, altura, idade, sexo e tipo de pisada. Desta forma, é importante escolher cuidadosamente o principal acessório para a prática do esporte: o tênis.

Para escolher o melhor tênis para as atividades, os esportistas devem levar em consideração a parte do pé que pisam. Normalmente, utilizam primeiramente o calcanhar, a parte frontal ou até o meio do pé. Porém, para cada tipo de atleta há uma pressão maior em determinada área, onde há necessidade de mais amortecimento. Outro ponto importante é notar a diferença entre os arcos dos pés, que podem ser normais, pé chato e pé com arco elevado.

A melhor forma para se identificar o tipo de pisada é por meio de um teste chamado Baropodometria, com avaliação biomecânica em laboratórios com câmeras bi ou tridimensionais e marcadores refletivos em posições especificas. Como esse tipo de teste se torna inviável e muito dispendioso a alguns atletas, uma forma simples é a observação do desgaste do solado. A comparação pode ser feita com um calçado já usado e verificar onde o solado é mais desgastado e se causa alguma inclinação. Outra maneira é fazer o teste da pisada antes da compra de um tênis de corrida: a pisada é feita numa plataforma denominada pedígrafo, verificando, assim, os pontos de maior pressão do seu pé, . Existem várias lojas que realizam esse teste sem custo adicional.

Os atletas devem se atentar à “aposentadoria” de seu tênis de corrida. Não há um consenso entre os especialistas, mas recomenda-se que o atleta não use mais o tênis depois de cerca de 800 km. Além disso, é importante que o corredor reveze ao menos dois pares de tênis para os treinos.

Os tipos de pisada são classificados como Pronação, quando o corredor pisa com a parte de fora do pé e depois rola para dentro, absorvendo o impacto; Supinação, quando o corredor pisa com a parte de dentro do pé e depois rola para fora, absorvendo o impacto; e Neutro, em que o contato com o solo se inicia do lado externo do calcanhar e então ocorre a rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.

Outras dicas importantes:

  1. Os tênis são divididos em cinco categorias: Estabilidade, Controle de Movimento, Amortecimento, Performance e Trilha;
  2. A estética não é o fator principal. O tênis deve agrupar sua funcionalidade a necessidade do atleta;
  3. É indicado que, ao comprar um novo tênis, o individuo use meias que utiliza durante os treinos para experimentá-lo;
  4. Antes de comprar, é importante andar, correr e pular;
  5. Certificar-se que o tênis é adequado com a modalidade esportiva praticada pelo atleta.

Fonte: Carmen Sílvia Roncato – Fisioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store