A importância do esclarecimento e da comunicação para pacientes

Hospital Alemão Oswaldo Cruz estimula discussão sobre a necessidade de manter os pacientes informados e à vontade para expressar suas dúvidas e angustias a médicos, enfermeiros, cuidadores e familiares.

A Diretoria Clínica e a Comissão de Bioética do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promovem, no dia 23 de novembro, às 19h, um evento sobre a importância da comunicação nos âmbitos hospitalar, domiciliar e ambulatorial: o contato dos profissionais da saúde com pacientes e familiares, e o diálogo franco entre cada paciente e sua família.

A relação entre esses personagens vai além das questões técnicas e do simples cuidar. É importante adotar clareza nas explicações, ter abertura para esclarecer dúvidas, que costumam surgir com frequência e, em muitos casos, podem ser facilmente solucionadas com uma conversa adequada. “A própria troca de experiências entre os pacientes e familiares, quando companheiros de infortúnios, e com a equipe multiprofissional gera vínculos que, por vezes, ultrapassam os benefícios que os medicamentos ou procedimentos poderiam trazer, facilitando o enfrentamento de doenças graves”, afirma dra. Janice Caron Nazareth, cardiologista e coordenadora da Comissão de Bioética da Instituição.

O evento será baseado no filme “Antes de partir”, que, de maneira divertida, mas muito profunda, trata desse tema com maestria. Com os atores Jack Nicholson e Morgan Freeman, a obra mostra a história de dois pacientes em estado terminal de câncer, que decidem viajar juntos, realizando seus últimos desejos, que podem ser concretizados, apesar da doença avançada. O enredo reforça a possibilidade dessa busca e a força do convívio e do diálogo entre eles e suas famílias, até os momentos finais.

Após a exibição, o evento receberá Maria Julia Paes, enfermeira, professora titular da Escola de Enfermagem da USP e com mestrado e livre docência na área de Comunicação Interpessoal, e Jorge Helal, publicitário, jornalista e radialista. Ambos participarão de debate sobre o tema, com moderação da dra. Maria José Femenias Vieira, proctologista, especialista em Psicossomática e membro da Comissão de Bioética do Hospital.

Inscrições para assistir a palestra não são necessárias. 

Serviço

Comunicação com o paciente

Data e horário: 23 de novembro, quarta-feira, às 19h.

Local: Anfiteatro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, 14º andar – Bloco B.

Endereço: Rua 13 de Maio, 1.815 – Paraíso.

Entrada gratuita!

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store