8/8 – Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Controle dos níveis de colesterol é fundamental para minimizar riscos de doenças cardiovasculares.

O aumento do nível de LDL (Low Density Lipoprotein), popularmente conhecido como colesterol ruim no sangue, provoca a formação de placas de gordura nas artérias e consequentemente o enrijecimento e entupimentos dos vasos. Essa obstrução favorece o surgimento de doenças cardiovasculares como AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência renal, infarto e angina.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo e, só no Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente em decorrência dessas doenças.

Por ser um dos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta para a importância de manter os níveis de LDL controlados.

O colesterol é um álcool dissolvido em gorduras e é fundamental para o funcionamento do organismo, pois ajuda na produção de vitamina D, de hormônios sexuais, do cortisol (hormônio do metabolismo de proteínas), sendo também importante no processo de regeneração celular.  Além de ser produzido pelo organismo, ele pode ser encontrado em alimentos de origem animal como nas carnes vermelhas e em ovos, por exemplo.

De acordo com o Dr. Thiago Midlej, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o deposito de LDL nas paredes das artérias é processo chave no início da formação de placas de gordura. Essas placas, em progressão crônica, são as responsáveis finais para o envelhecimento e obstrução dos vasos.

O excesso de LDL no sangue é assintomático, por isso é importante controlá-lo com a realização de exames de sangue periódicos. No entanto, o percentual de gordura no sangue não deve ser analisado de maneira isolada. “Diabéticos, hipertensos, história de infarto prévio e pessoas com histórico familiar de colesterol alto, por exemplo, devem manter o LDL abaixo de 70. Dependendo dos fatores de risco de cada paciente, a redução do LDL também deve ser diferente”, afirma o especialista.

Fatores de risco

Alguns fatores podem contribuir para o aumento dos níveis de colesterol ruim, como predisposição genética, obesidade, sedentarismo, dieta rica em açúcares e gorduras saturadas, tabagismo e excesso de consumo de álcool.

De acordo com o cardiologista, a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes, associada à prática regular de atividade física e o acompanhamento médico regular são as melhores formas de se evitar o aumento dos níveis de colesterol ruim.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11) 3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store