500 médicos de todo o país participam do curso de preceptores de residência médica promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Curso faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – Proadi/SUS, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove, nos próximos dias 8 e 9 de julho, as aulas inaugurais da segunda turma do Curso de Capacitação em Preceptoria de Residência Médica para 500 médicos que atuam como coordenadores de programas de residência médica em 95 cidades das cinco regiões do Brasil. O curso integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e que tem por objetivo fortalecer as políticas públicas de expansão e qualificação da residência médica, contribuindo com a formação em educação e gestão de ensino dos coordenadores dos programas de residência.

A superintendência de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é a responsável pela coordenação executiva do curso, que tem duração de 80 horas divididas em aulas presenciais (20 horas) e à distância (60 horas). As aulas presencias acontecem nos dias 8 e 9 de julho, em São Paulo. As aulas à distância são divididas em três módulos. Os participantes são organizados em grupos de até 20 preceptores, acompanhados por um tutor.

O preceptor, que é um médico especialista, tem a função de supervisionar as atividades práticas realizadas pelos residentes nos serviços de saúde onde se desenvolve o programa de residência médica. A escolha dos preceptores é feita pelo Ministério da Saúde.

“O preceptor participa integralmente da formação do residente. No entanto, na maioria dos programas de residência, o profissional da saúde assume as funções de preceptor sem ter sido preparado para desempenhá-las. O curso de capacitação em preceptoria que desenvolvemos leva em conta a diversidade das regiões brasileiras, promovendo competências aplicáveis a cada realidade”, afirma o Prof. Dr. Andrea Bottoni, coordenador geral do Curso de Capacitação em Preceptoria de Residência Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Bottoni também ressalta que a utilização de ferramentas de ensino à distância permite a inclusão de preceptores vinculados a programas de diferentes naturezas e localizações. “Esperamos que o aluno preceptor tenha uma experiência educacional significativa para o seu desenvolvimento, contribuindo diretamente para a formação de outros profissionais e, indiretamente, para a melhoria do cuidado à saúde oferecido à população e para o fortalecimento do SUS”, finaliza.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz :www.hospitalalemão.com.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação

Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá –claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-58729-8460-3733.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional
Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store