28/08 – Dia Nacional do Voluntariado

Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre inscrição para Programa de Voluntariado

São Paulo, 25 de agosto de 2023 – No dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. A data visa conscientizar a população sobre a relevância de ajudar ao próximo sem esperar nada em troca. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021, pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e DataFolha, cerca de 57 milhões de pessoas foram voluntários ativos em todo o país naquele ano. Além disso, segundo relatório divulgado em 2022 pela ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente, todo mês, cerca de 862 milhões de pessoas, acima dos 15 anos, se voluntariam em todo o mundo.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz conta com o Programa de Voluntariado, elaborado com o objetivo de levar aos pacientes, familiares e pessoas que circulam pelo hospital, uma atenção cada vez mais centrada nas necessidades das pessoas. Esta iniciativa vai ao encontro de muitos que querem contribuir fazendo parte do nosso time de voluntários.

As ações voluntárias em ambiente hospitalar proporcionam momentos de socialização, integração e descontração às pessoas que estão sendo atendidas ou circulando no Hospital, e que necessitem de acolhimento, ajuda ou, simplesmente, companhia. Além de atividades como leitura, palavras cruzadas, vivências musicais e jogos como damas, xadrez, dominó e baralho, podem ser desenvolvidas pelos voluntários com os pacientes internados ou em hemodiálise. Os voluntários também atuam no acolhimento e orientação de familiares e visitantes que circulem pela Instituição.

Atualmente, o Programa de Voluntariado conta com 65 integrantes, que dedicam, parte do seu tempo para o bem-estar do próximo. São pessoas como a chef de cozinha Maria Ivone Felipe, 50 anos, que há dois anos atua como voluntária na Unidade Paulista. “Atividades voluntárias são de grande importância para a sociedade. “Me sinto muito realizada pelo fato de ajudar as outras pessoas aqui no Hospital. Tenho a sensação de missão cumprida, pois é um trabalho muito gratificante”, diz Maria Ivone.

Com o objetivo de ampliar ainda mais a rede de solidariedade e atenção às pessoas atendidas na Instituição, o Programa de Voluntariado do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com inscrições abertas para novos integrantes.

Para fazer parte desde projeto é preciso que o candidato tenha mais de 18 anos e que disponha de pelo menos seis horas semanais para o desenvolvimento das atividades. Para participar é necessário preencher um cadastro no site do Hospital acessando o Link, depois disso, será marcada uma entrevista individual com os responsáveis pelo Programa.

Após a seleção, os novos voluntários passarão por um treinamento de oito horas, divididos em dois dias, que é presencial e obrigatório. Durante a capacitação os candidatos terão acesso à introdução ao voluntariado, regime jurídico do voluntariado, normas e rotinas, protocolos e história da Instituição. Ao longo desse período também será possível conhecer o escopo do trabalho a ser desenvolvido e, ainda, ouvir relatos de experiência de voluntários de outros programas.

Data: 25/08/2023 Fonte: HAOC

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store