180 milhões de obesos no mundo sofrem de depressão

O Dia Mundial da Saúde é celebrado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), nesta sexta-feira, dia 7 de abril.

Para este ano, o lema da campanha mundial é “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), que visa chamar a atenção da sociedade para o aumento no número de casos de depressão, transtorno que pode acometer pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida.

A depressão é uma doença comum em todo o mundo, com uma estimativa de 350 milhões de pessoas afetadas. A condição é diferente das alterações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Em alguns casos, especialmente quando de longa duração, a depressão pode se tornar uma séria condição de saúde.

De acordo com o psiquiatra do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Adriano Segal, quadros depressivos podem se manifestar com sintomas de baixa autoestima, apatia, falta de energia e dores físicas sem causas definidas, gerando perigosos efeitos no psiquismo e no organismo. A depressão também pode estar relacionada a outras doenças, dentre elas, duas altamente prevalentes na população mundial: diabetes tipo 2 e obesidade.

Até 30% dos diabéticos apresentam quadros depressivos e, segundo a OMS, 30% dos 600 milhões de obesos que buscam tratamentos para emagrecer têm depressão ao longo da vida.
“Pacientes com obesidade e diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de apresentar depressão. O aumento da prevalência dessas duas doenças é uma realidade mundial e pessoas com distúrbios psiquiátricos têm mais chances desenvolve-las. Isso sugere que essas três doenças, possam termecanismos fisiopatológicos em comum. De qualquer modo, são patologias com uma elevada relação”, explica.

De acordo com Dr. Adriano Segal, a presença de quadros depressivos não adequadamente tratados podem colocar em risco o tratamento do diabetes e da obesidade, assim como o de qualquer outra doença associada. O paciente pode perder a motivação em manter a rotina de remédios, atividade física e alimentação saudável, fatores extremamente importantes para manter o nível adequado de açúcar no sangue.

O diagnóstico do quadro depressivo é fundamental para ao paciente ter um tratamento adequado, possibilitando a melhora da sua qualidade de vida. A pessoa com quadro depressivo acaba tendo aumento dos níveis de estresse e consequentemente do estado inflamatório do organismo, podendo levar ao ganho de peso, e consequentemente, provocar resistência à insulina, hormônio essencial para o controle das taxas de glicose no sangue. O aumento da resistência insulínica ocorre quando o pâncreas passa a produzir mais insulina. Por conta desse ciclo, o órgão não consegue produzir mais o hormônio, elevando os níveis de açúcar no sangue e provocando diabetes tipo 2.

Também existem os quadros depressivos que podem causar aumento de apetite e de peso, que são os eventos de depressões atípicas. Nesses casos, é preciso atenção, principalmente se o paciente tem predisposição genética para o diabetes. Além disso, obesos deprimidos têm maior chance de desenvolver a doença. O diagnóstico precoce da depressão e do diabetes e o acompanhamento multiprofissional é fundamental para o tratamento das doenças físicas e emocionais.

Sobre o Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Inaugurado em 2014, o Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é o único centro integrado da América Latina dedicado a oferecer atendimento para essas especialidades. Os pacientes contam com o diferencial de realizar diagnóstico, tratamento e acompanhamento em um só lugar. Para tanto, a equipe médica multidisciplinar é composta por endocrinologistas, cirurgiões bariátricos e metabólicos, cardiologistas, nefrologistas, ortopedistas, enfermeiros, oftalmologistas, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. O Centro já recebeu por duas vezes a certificação da Surgical Review Corporation (SRC) por oferecer um serviço médico de excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A certificação reforça também o comprometimento do Hospital com a ética e com os altos padrões de qualidade comparáveis aos melhores centros hospitalares do mundo.
https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/Educacao_Ciencia/Paginas/Instituto/DispCursosEventos.aspx?CursoID=102.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 321 leitos de internação, 44 leitos instalados na Unidade de Terapia Intensiva, 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitaloswaldocruz.org.br.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação
Maria Teresa Moraes –mariateresa.moraes@conteudonet.com.
Alessandra Miranda –alessandra.miranda@conteudonet.com.
Bianca Amorim –bianca.amorim@conteudonet.com.
Roberta Montanari –robertamontanari@conteudonet.com.
Claudio Sá – claudio.sa@conteudonet.com.
Tel.: 11 5056-9817 / 5056-98009-9575-5872.

Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

Melina Beatriz Gubser –mgubser@haoc.com.br.
Michelle Barreto –msbarreto@haoc.com.br – Tel.: (11)3549-0852.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store