Visa Manaus tem novo encontro com equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para implementar o SGQ

Amazonas – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta terça-feira, 13/6, mais um encontro presencial com a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), instituição de São Paulo que, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), presta consultoria para ajudar na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em órgãos de vigilância sanitária em todo o país.

Após dois encontros preparatórios realizados no ano passado, o novo encontro, coordenado pelo Núcleo de Gestão da Qualidade da Visa Manaus, teve o objetivo de apresentar o projeto de reformulação do Processo Administrativo Sanitário (PAS), primeira atividade da Vigilância Municipal a ser reelaborada dentro das normas do SGQ.

Para a consultora do HAOC, Luíza Martins, a troca de experiências foi fundamental para a continuidade da programação. Ela explicou que o trabalho chegou à etapa de avaliação de desempenho, na qual as equipes do hospital e da Visa Manaus analisaram todo o trabalho realizado, verificando o que está dando certo e os desafios a serem vencidos.

“Estamos analisando se as mudanças implementadas realmente vão trazer melhorias aos processos de trabalho, se irão corresponder às expectativas da população. Tudo está sendo discutido e avaliado. Trata-se de um momento realmente esclarecedor”, acentuou.

Para a assessora da subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa, Angela Nascimento, a implantação do SGQ tem muito a agregar ao trabalho da Visa Manaus.

“Primeiro, porque há a qualificação das equipes que estão envolvidas nesse processo; e segundo, porque teremos o grande desdobramento disso, que vai ser a reorganização e melhoria do serviço prestado à sociedade, alinhado às diretrizes mais avançadas do Ministério da Saúde para o segmento”, explicou.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, agradeceu à equipe do HAOC pela colaboração, e reafirmou o compromisso com a melhoria e inovação da gestão. “Esses são objetivos preconizados pela administração do prefeito David Almeida, e, como tal, também buscamos conhecer e dialogar com as práticas mais inovadoras e bem-sucedidas da nossa área, de modo a incorporá-las em benefício da população de Manaus”.

Sistema de Gestão da Qualidade

O SGQ é um conjunto de práticas avançadas de gestão, que busca redefinir a própria cultura de trabalho do local onde é aplicado, para trazer maior eficiência, inovação e harmonia entre setores e fluxos. Sua implantação acontece sob as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A Visa Manaus foi um dos 10 órgãos de vigilância sanitária de todo o país escolhido para realizar a implantação do SGQ, com a orientação da Anvisa e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O próximo encontro presencial entre a Visa Manaus e o HAOC está previsto para o mês de agosto.

Data: 15/06/2023 Fonte: Portal CM7 - AM

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store