Visa Manaus apresenta avanços na implantação do sistema de gestão da qualidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu, nesta terça-feira, 31/1, uma equipe de consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de Brasília (DF), para apresentar os avanços mais recentes no processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O encontro aconteceu na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade.

O evento de hoje faz parte das ações do 2º ciclo de implantação do SGQ na Visa Manaus, que começou no ano passado. O Sistema é um conjunto de práticas de gestão que busca otimizar os processos de trabalho para torná-los mais eficientes, integrados, transparentes, resolutivos e capazes de satisfazer às necessidades do seu público-alvo, que, no caso da Visa Manaus, é a população da capital amazonense.

O SGQ foi adotado como ferramenta estratégica de gestão pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde (MS), que passou a incentivar e orientar o seu uso pelas vigilâncias de outros âmbitos. Na gestão do prefeito David Almeida, a Visa Manaus foi uma das dez vigilâncias municipais brasileiras que aderiram ao projeto de implantação do SGQ para aperfeiçoar suas práticas de trabalho.

O processo acontece com a consultoria do HAOC, instituição que já atua dentro dos parâmetros do Sistema e que, no prazo de um ano, irá apoiar a Visa Manaus na adoção das suas práticas. Depois de um primeiro encontro presencial na cidade, em outubro do ano passado, a equipe retornou para acompanhar o andamento dos trabalhos, avaliar medidas e sugerir caminhos para facilitar a sua implantação.

“Enquanto no encontro de outubro ainda estávamos na etapa de entender o nosso contexto organizacional, ‘quem somos nós para os públicos interno e externo, a importância da liderança e do planejamento”, agora vamos partir para outra fase e nos aprofundar nas operações diárias da Visa Manaus, começando por um processo de trabalho que a equipe elegeu como prioritário, que é o Processo Administrativo Sanitário, um conjunto de procedimentos usados para analisar e decidir nos casos de infrações sanitárias. A partir do encontro de hoje a gente vai fazer o fluxograma desse processo, entender como ele acontece, para avaliar os pontos que podem ser melhorados para obtermos um PAS mais ágil e eficiente para a população”, explicou a analista de Qualidade do HAOC, Luíza Martins.

A assessora técnica da Subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa (SubGS), Ângela Nascimento, participou da reunião e disse que o compromisso da secretaria, e o da Prefeitura de Manaus como um todo, é buscar atender da melhor forma a população.

“O trabalho da Visa Manaus já traz grandes benefícios para os cidadãos, e, com todo esse empenho para aprimorar práticas e fluxos, sabemos que estamos participando da construção de uma das melhores vigilâncias sanitárias do país”, afirmou.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, por sua vez, agradeceu o esforço dos servidores e a participação do HAOC. “A adesão da equipe Visa tem sido constante e entusiasmada, e essa dedicação mostra um interesse amplo na evolução do nosso trabalho. Queremos sim, estar dentro das práticas mais avançadas em gestão de vigilância sanitária adotadas no país, com o único fim de oferecermos um serviço que traga satisfação, qualidade de vida, saúde e também orgulho a quem dele se beneficia: a população”, concluiu.

Data: 02/02/2023 Fonte: Portal do Generoso Online - AM

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store