Visa Manaus apresenta avanços na gestão de qualidade durante encontro

O evento foi promovido pelo Núcleo de Gestão da Qualidade (NUGQ) da Visa Manaus para apresentar aos servidores os avanços que a Vigilância tem conquistado no processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em suas práticas de trabalho. Ele também marca um ano do início desse processo, já que a Visa Manaus começou a implantação do SGQ em junho de 2022.

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas avançadas de gestão, que busca redefinir a própria cultura de trabalho do local onde é aplicado, para trazer maior eficiência, inovação e harmonia entre setores e fluxos.

O trabalho atual de implantação segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e conta, ainda, com a consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo (SP). Manaus foi uma das dez capitais brasileiras escolhidas pelo Ministério para participar do projeto de implantação do SGQ nas suas vigilâncias sanitárias.

Para a assessora da Subsecretaria de Gestão da Saúde (SUBGS/Semsa), Angela Nascimento, que participou do Café, o trabalho em curso é uma conquista muito importante para a população de Manaus, já que o projeto propõe uma reestruturação completa das práticas de trabalho, visando diminuir a burocracia e outros possíveis entraves para tornar bem mais eficientes e resolutivos os serviços entregues à população.

“É com muito orgulho que presenciamos, no evento de hoje, a continuação desse trabalho, a evolução das discussões, dos estudos, a construção de novas soluções em serviços, como a reformulação do Processo Administrativo Sanitário (PAS), enfim, a determinação e o trabalho dedicado do Grupo de Trabalho do SGQ, com a colaboração de todos os servidores, para fazer da Vigilância Sanitária de Manaus um órgão de referência nacional em sua área, alinhado às práticas mais avançadas de gestão”, afirmou.

A responsável pelo NUGQ, Karina Brito, servidora que coordena o Grupo de Trabalho de implantação do SGQ na Visa Manaus, explica que a nova edição do Café com Qualidade cumpriu uma dupla função: apresentar de forma didática aos servidores o trabalho feito até aqui, e convidá-los a ampliar a participação nesse processo.

“Pudemos mostrar, no evento de hoje, a importância da Gestão da Qualidade como ferramenta para aperfeiçoar não só o resultado final, que é o serviço entregue à população, mas também a rotina interna, e mesmo as próprias relações internas de trabalho”, afirmou Karina,

Ela destaca, ainda, que aplicando os preceitos e métodos da Gestão da Qualidade, o serviço pode ser mais eficiente, atento, resolutivo, produtivo e estimulante, já que a ideia é justamente identificar e corrigir os problemas que dificultam e atrasam as diferentes etapas do trabalho.

“Com o apoio e a participação dos nossos servidores para colaborar nesse aperfeiçoamento, teremos uma atividade diária bem mais capaz de inspirar satisfação e orgulho”, disse.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, agradeceu aos servidores pelos esforços em prol do projeto, que coloca Manaus em uma posição de destaque entre os municípios brasileiros.

“Contribuímos para colocar nossa cidade em um programa de inovação em gestão pública reconhecido nacionalmente, alinhados com a determinação do prefeito David Almeida, que é de buscar sempre novas soluções para entregar um serviço de qualidade à população”.

Data: 28/07/2023 Fonte: Portal Amazonas Digital - AM

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store