Veja os sinais que indicam que seus rins estão com problema

Os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano e são fundamentais para o bom funcionamento dele. A principal função desses órgãos é filtrar o sangue e auxiliar na eliminação de toxinas do organismo.

Doença Renal Crônica (DRC), no entanto, pode interromper o bom funcionamento deles, impedindo a filtragem adequada do sangue.

Esse problema, de início, costuma ser silencioso e tem registrado altas taxas de mortalidade, crescente prevalência e altos custos para os sistemas de saúde no mundo. De acordo com Sociedade Brasileira de Nefrologia, no ano de 2040, a Doença Renal Crônica pode ser a 5ª maior causa de morte no mundo, mas, o rastreio pode ser eficaz e evitar que a doença chegue rapidamente à fase aguda.

“Em geral, os pacientes já chegam no pronto-socorro precisando de diálise, o que é muito ruim, porque aumenta a morbi-mortalidade. Além disso, crises renais por cálculos, com intensa dor, também são muito comuns“, afirma Caroline Reigada, médica nefrologista e intensivista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em entrevista ao Uol.

Sintais de problema nos rins

Quando alcança estágio avançado, o problema nos rins costuma ser grave. Por isso, é essencial que se esteja alerta sinais mais sutis de que algo está errado, tais como sangue na urina; Inchaços, principalmente nos pés e tornozelos, podendo evoluir para as coxas; Urina espumosa; Anemia; Desenvolvimento súbito de hipertensão; Perda do apetite, náusea e vômitos; Cansaço e apatia; Palidez não explicada por outras causas; Excesso ou ausência de urina; Cólica renal e Infecção urinária frequente.

Beba água e cuide da alimentação

Para evitar esse tipo de problema, existem algumas medidas que podem ajudar a manter os rins saudáveis. O urologista Luis Gustavo Crippa de Almeida, em seu blog, traz algumas dicas para cuidar deste órgão, a primeira delas é a ingestão adequada de água. Essa é a dica mais básica de todas, mas é também a mais importante. “Os benefícios da água vão além da hidratação do corpo, pois ela tem um papel fundamental no bom funcionamento dos rins. Através da água que ingerimos, os rins poderão realizar a desintoxicação do corpo sem grandes problemas, por isso é importante beber muita água todos os dias”.

A alimentação também é um fator importante na hora de cuidar dos rins e não pode ser negligenciada. “Uma alimentação equilibrada traz benefícios para todo o corpo, inclusive os rins. O consumo excessivo de sal elimina certas proteínas dos rins e, quando a pessoa sofre de hipertensão, o problema também é muito agressivo ao órgão. Diminuir a quantidade de sal nas comidas é um excelente modo de evitar DRC. Também é importante evitar o excesso de gordura e consumir mais alimentos com vitaminas e fibras”, aconselha. Controlar problemas como hipertensão, diabetes e obesidade também é importante para manter a saúde dos rins. Além disso, evitar o fumo e bebidas alcoólicas também é importante.

Data: 01/09/2023 Fonte: Meio Norte Online - PI

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store