Veja como e quais tecnologias contribuem para o setor da Saúde

As tecnologias e inovações tecnológicas já se mostraram ser muito importantes para a vida moderna, bem como sua transformação e melhora. Dessa mesma forma, as inovações tecnológicas se apresentam como essenciais na área da saúde.

Questões como a cura do câncer precoce, exames mais modernos e menos invasivos, diagnóstico mais preciso, e claro, o desenvolvimento de uma vacina em tempo recorde em meio a uma pandemia, só foram possíveis com o desenvolvimento que as novas tecnologias trouxeram até os nossos dias atuais.
Pensando nisso, o time do Programadores Brasil resolveu entrar em contato com o especialista Raphael Ferreira, arquiteto de Dados e especialista em Big Data, para explicar melhor o que é Saúde 5.0 e qual a contribuição de novas tecnologias nessa revolução na área da saúde. Confira

Saúde tecnologia

De acordo com Ferreira, atualmente, a tecnologia é parte da saúde de uma forma que não há mais como separar uma coisa da outra. Ele explica ainda como a tecnologia contribui para área da saúde: “A tecnologia contribui para área da saúde, na forma do cuidado personalizado ao paciente; com a tecnologia, é possível atuar na prevenção de doenças, realizar diagnósticos mais precisos, melhorar e otimizar técnicas cirúrgicas, para citar alguns exemplos de como o paciente pode ser cuidado de acordo com as suas necessidades”.

Vale ressaltar, que no nosso contexto, estamos falando especificamente de tecnologia da informação, uma vez que poucos setores são tão multi tecnológicos quanto a saúde.

O que é saúde 5.0?

O especialista explica que “Saúde 5.0, se baseia em colocar o paciente como centro do processo de saúde, empregando tecnologia e ferramentas digitais para que a atenção à saúde ocorra em qualquer lugar, a qualquer momento e alcance, acolhendo mais pessoas, durante toda a jornada da vida delas e não somente quando precisam de hospital, um exame ou uma consulta”.

Pensando nisso, é possível observar hospitais que já fazem o uso da tecnologia 5.0 na prática. Um exemplo seria o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Este hospital já explora e utiliza diversas tecnologias, como Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, IoT, robótica, entre outras plataformas digitais.

Tecnologias, metaverso e saúde

Pensando em todo esse avanço tecnológico dos últimos anos, e como todas as áreas da vida humana tendem a se modernizar, a dúvida que fica é: como o metaverso e a web 3.0 vão se integrar com a área da saúde e contribuir para a mesma? Ferreira explica!

“O metaverso e web 3.0 certamente causarão impactos no setor da saúde. O metaverso tende a aproximar e melhorar a relação entre médico e paciente, pois trará mais recursos para teleconsultas melhorando a qualidade do atendimento. Já com a web 3.0, será possível obter mais dados e informações sobre o paciente e de forma segura. Isso ajudará a melhorar produtos digitais e experiência de saúde das pessoas”, explica o especialista.

Data: 07/02/2022 Fonte: PROGRAMADORES BRASIL/SÃO PAULO

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store