Vale a pena comprar um purificador de ar? Médico explica benefícios

Data: 08/03/2025 Publicado em: ESTADÃO RECOMENDA/SÃO PAULO

Pneumologista diz que produto pode ajudar quem sofre de alergias e problemas respiratórios e dá dicas para escolher o modelo certo

Quem tem alergias ou mora em locais com pouca ventilação sabe o quanto a qualidade do ar pode impactar o dia a dia. Poeira, poluição e até pelos de animais ficam suspensos no ambiente, e a longo prazo, podem agravar problemas respiratórios. É aí que entram os purificadores de ar: eles filtram essas partículas e deixam o ar mais limpo, tornando o ambiente mais confortável.

Além de remover impurezas como ácaros, mofo e fumaça, esses aparelhos também ajudam a reduzir odores desagradáveis. “Os purificadores de ar podem ser úteis para reduzir alérgenos e partículas que irritam as vias respiratórias, especialmente em pessoas sensíveis”, explica o pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Elie Fiss.

Dependendo da tecnologia, eles ainda podem contribuir para eliminar vírus e bactérias. A seguir, confira modelos selecionados com a orientação do especialista.

O que avaliar na escolha de um purificador de ar?

Para escolher o aparelho certo, é importante observar o tipo de filtro – os HEPA são mais eficientes na remoção de partículas finas, segundo o especialista. Tecnologias como ionização e luz UV podem aumentar a eficácia contra vírus e bactérias. Também vale considerar a capacidade do purificador em relação ao tamanho do ambiente e a facilidade de manutenção dos filtros.

Os purificadores ajudam a remover poeira, poluentes e outras impurezas do ambiente, tornando o ar mais limpo e agradável. “Eles melhoram a qualidade do ar interno, principalmente em espaços fechados”, destaca Fiss. A seguir, confira modelos bem avaliados:

Como os purificadores auxiliam pessoas com alergias respiratórias?

Para quem sofre com alergias ou doenças respiratórias, a redução de partículas que causam irritações respiratórias pode fazer diferença no dia a dia. “A menor exposição a alérgenos pode aliviar sintomas e diminuir crises”, explica o especialista.

A eficácia varia conforme o tipo de tecnologia. Filtros HEPA e sistemas de ionização ajudam na redução de microrganismos. “Embora não substituam medidas como ventilação e higiene, podem contribuir para um ambiente mais seguro”, ressalta.


Conteúdo relacionado

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store