Usar vaselina nos cílios para turbinar o rímel é seguro?

Ao longo dos anos, a vaselina se tornou um item considerado indispensável na rotina de beleza. Para além das suas funcionalidades já conhecidas, como hidratação e restauração da pele ressecada, ela também é apontada como uma grande aliada na hora de definir e curvar os cílios — seja com ou sem o auxílio de um rímel.

A técnica, que tem se tornado popular em redes sociais como o TikTok, consiste em aplicar a substância nos fios superiores e, em seguida, utilizar um rímel ou somente um modelador de cílios (curvex) para uma aparência mais natural. A aplicação pode ser feita com o auxílio de um cotonete ou com um pincel antigo de máscara.

Ainda que seja amplamente utilizada na formulação de cosméticos, é importante destacar que a vaselina é um produto derivado do petróleo, pouco ecológico e de baixa tolerância à pele. Devido a esses atributos, sua utilização deve ser feita com ressalvas.

Usar vaselina nos cílios é seguro?

Em cosméticos e produtos farmacêuticos, a base da vaselina, chamada de petrolato, é utilizada em baixas quantidades e em sua forma mais pura. Por isso, é considerada segura pelos órgãos regulatórios, como a Anvisa.

Ainda assim, sendo um produto não natural derivado do petróleo, a vaselina é alergênica e pode facilitar o surgimento de problemas na pele, como entupimento dos poros e dermatite — especialmente em peles mais sensíveis. Isso ocorre pois, ao criar uma película impermeável na cútis, a vaselina pode dificultar a nutrição e apresentar efeitos comedogênicos (quando pode obstruir os poros).

“Por ser um componente mais gorduroso, a principal função da vaselina, quando utilizada na pele ou quando está presente em algum produto, é reter a hidratação natural. Por si só, ela não traz componentes hidratantes para pele”, explica Camila Hoffman, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Além disso, embora o risco seja muito pequeno, existe a possibilidade de a vaselina facilitar a exposição a cancerígenos e a outras substâncias perigosas à saúde, ainda que usada em baixíssimas quantidades.

Isso ocorre pois, durante seu processo de refinamento, o petrolato pode ser contaminado por Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPS), substâncias que são suspeitas de câncer pelo IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer).

Cuidados na aplicação da vaselina

De acordo com Camila, a vaselina pode ser usada para tornar os cílios mais brilhantes e com uma aparência mais bonita e espessa, além de ajudar a retirar com mais facilidade a cola de cílios postiços.

Porém, a recomendação é não utilizar a substância em grande quantidade e ter atenção aos sinais de irritação. Antes do uso, deve-se realizar um teste de toque em uma pequena área do corpo e observar se há alguma reação alérgica.

No caso de gestantes e lactantes, a especialista recomenda que a vaselina seja usada em pequenas quantidades, uma vez que esse grupo está mais propenso a desenvolver alergias na pele. No caso de dúvida, o ideal é buscar auxílio de um médico dermatologista, que poderá avaliar os riscos de uso para cada caso.

Data: 14/09/2022 Fonte: Minha Vida

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store