SOS Sexo: "Faz mal tomar pílula do dia seguinte com frequência?"

Especialista alerta sobre as consequências de tomar a pílula do dia seguinte muitas vezes e diz quando é mais recomendado fazer o uso deste método.

Muitos mitos e equívocos pairam sobre o uso da pílula do dia seguinte. Para início de conversa, é fundamental entender que ela não é um método preventivo, mas de emergência. Então, diferente das pílulas anticoncepcionais, que devem ser tomadas diariamente, o uso dela é em casos específicos.

Uma dúvida muito recorrente é se tomar a pílula do dia seguinte com frequência faz mal. Para responder, convocamos Mayra Boldrini, ginecologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ela explicou quando e como é recomendado este tipo de método e as consequências de exagerar no seu uso. Vem entender!

“A pílula do dia seguinte é uma contracepção de emergência, que previne uma gravidez não planejada, p rincipalmente quando utilizada nas primeiras 24 horas. Mas o tempo limite que ela pode ser utilizada é 120 horas (5 dias) após a relação sexual – mas com o passar do tempo, ocorre uma pequena diminuição da eficácia, viu? Vale ressaltar que ela não funciona quando a pessoa já está gravida e também não previne infecções sexualmente transmissíveis.

Não existe na literatura uma frequência aceitável para o uso da pílula do dia seguinte, mas é importante pensar na real necessidade de uso dela. O método é indicado quando há uma falha conhecida ou presumida no uso de outros métodos de contracepção. Por exemplo, em situações onde há o esquecimento do uso de preservativo ou o rompimento dele durante o sexo. Quando acontece um erro na tomada das pílulas contraceptivas ou um atraso nas injeções mensais, a pílula também é indicada.

O intervalo para fazer o uso novamente da pílula com segurança é de cinco dias. Contudo, é muito importante entender as consequências de usá-la com uma frequência mais elevada. A principal delas é a diminuição progressiva da eficácia desse contraceptivo. Ou seja, o uso repetitivo acaba comprometendo o efeito, sim. Além disso, eficácia dela vai ser sempre menor do que a obtida com o uso de um método contraceptivo de rotina”.

Data: 19/06/2023 Fonte: Capricho Online - SP

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store