Sesapi e Ministério da Saúde discutem expansão do programa Conecte SUS no Piauí

Nessa quarta-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de.

Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Municipal de Secretarias de Saúde do Piauí (COSEMS – PI) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), realizou um encontro com os gestores dos municípios do Piauí para a expansão do Conecte SUS e da Rede Nacional de Dados em Saúde.

Para o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o evento foi uma oportunidade de dividir com o Ministério da Saúde e gestores municipais os modelos implementados pela Sesapi,na questão da saúde digital.

“Hoje podemos dividir a experiência do Piauí Saúde Digital, que foi um modelo de transformação de saúde digital em nosso estado, que vem apresentando resultados satisfatórios. Agora vamos buscar essa integração com o Conecte SUS e da Rede Nacional de Dados”, ressalta.

O encontro teve como principal objetivo aproximar os municípios e estado do Piauí sobre a transformação digital do SUS, como lembra o Josélio Queiroz, assessor técnico da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.

“Estamos aqui para orientar os gestores sobre o uso da Rede Nacional de Dados, da plataforma Conecte SUS e todos os recursos disponibilizados para a transformação da saúde pelo meio digital. E nossa vinda ao Piauí merece ainda destaque pelo nível de informatização e de qualidade que já há no estado no âmbito das Unidades Básicas de Saúde, que utilizam as ferramentas de portuário eletrônico”, destaca Josélio Queiroz.

O Conecte SUS é um programa desenvolvido pelo Governo Federal do Brasil que prevê a informatização e integração dos dados de saúde dos cidadãos entre estabelecimentos de saúde e os órgãos de gestão em saúde dos entes federativo. A presidente do COSEMS – PI, Lepoldina Cipriano, falou sobre o crescimento da informatização das UBS do Piauí, onde 97% já possuem sistema de informação implantado.

“Essa vinda dos técnicos do ministério e esse diálogo com a Sesapi, com o Governo do Estado, e com os municípios é importante para que a gente possa garantir ainda mais avanços e melhorando a qualidade da conectividade no Piauí, que nos ajudam a aprimorar nosso planejamento e ações dentro de cada cidade do Piauí”, pontua.

Data: 03/11/2023 Fonte: Portal R10 - PI

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store