SES realiza 1ª Oficina de Planejamento para elaboração do Plano Estadual de Saúde

Com objetivo de fortalecer a gestão estratégica, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na segunda-feira, 20, e nesta terça-feira, 21, a 1ª Oficina de Planejamento do ano.

A ação tem intuito de pactuar com as áreas técnicas a agenda 2023 e tratar sobre a metodologia que será aplicada para construção do Plano Estadual de Saúde, Plano Plurianual (PPA) e demais instrumentos de planejamento. O curso ocorre no Centro Administrativo da Saúde (CAS).

A oficina contou com o apoio do Hospital Oswaldo Cruz e reuniu diversos gestores, diretores e coordenadores da Rede Estadual. Além desses dois encontros, ao longo do ano irão ocorrer mais três oficinas. Vale ressaltar que as pactuações para construção do Plano Estadual de Saúde irão nortear as decisões e aplicações no Sistema Único de Saúde de Sergipe.

Entre as pautas, está a avaliação dos resultados da Programação Anual de Saúde, Indicadores e Ações dos anos 2020, 2021, 2022. Uma das diretrizes discutidas é o fortalecer a atenção primária à saúde em rede, com atenção especializada ambulatorial e hospitalar no estado. O intuito é integrar a Vigilância à Saúde visando a prevenção e a promoção do cuidado integral de forma humanizada, para reduzir a mortalidade materno-infantil.

“Temos o planejamento como uma ação de gestão essencial para desenvolver as Políticas Públicas de Saúde. Essa oficina é oportuna para estabelecer metas e diretrizes para condução dessas atividades, bem como para a elaboração do Plano Estadual de saúde”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro.

Segundo o diretor de Planejamento, Orçamento e Gestão de Convênios, Davi Fraga, as decisões são essenciais tanto para o usuário SUS, como para os profissionais. “Na oportunidade, estamos aplicando junto às áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, metodologias eficazes para construção de instrumentos de planejamento que criem as condições de monitoramento e avaliação, para promover o controle e acompanhamento dos resultados que a sociedade sergipana espera de nossa gestão”, afirmou.

O Plano Estadual em elaboração, tem duração de quatro anos, segundo informou a gerente do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (CIDES) da Secretaria de Estado da Saúde, Eliane Nascimento. “Serão cinco oficinas este ano, com esse foco. Para isso, reunimos todas as áreas da SES e Fundações, para discutir com elas os problemas, dificuldades, fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças que são identificados. O intuito é superar esses problemas. Após isso, começamos a elaborar as nossas diretrizes, objetivos, metas e indicadores, para seguirmos nesses quatro anos. Quanto mais representação de todas as áreas, mais esse planejamento vai estar próximo da realidade”, enfatizou.

A facilitadora do Hospital Oswaldo Cruz, Lutigardes Santana, destacou a relevância do planejamento. “É muito importante que todos os setores conheçam os projetos que estão sendo desenvolvidos, para que a gente possa pensar juntos como fortalecer de forma alinhando esses projetos. Tudo que estamos pensando aqui, é para a qualificação de acesso aos pacientes e melhorias das políticas de saúde no estado de Sergipe”, finalizou.

Data: 23/03/2023 Fonte: Agência Sergipe - SE

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store