Seguros Unimed e Hospital Oswaldo Cruz ampliam parceria

A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, amplia a parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, credenciando o serviço de Atenção Primária à Saúde (APS).

Mais de 140 mil pacientes da capital, região metropolitana de São Paulo, além de outros estados poderão realizar consultas presenciais ou via telemedicina no Hospital Vergueiro. A nova parceria visa expandir o uso da APS, modelo de assistência no qual o paciente é atendido, primeiramente, por um médico de família para ter um diagnóstico inicial sobre o problema do qual se queixa. Quando necessário, esse profissional o encaminha para o especialista mais indicado. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a APS pode atender de 80% a 90% das demandas de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida.

“Esse modelo de gestão da saúde promove a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e a promoção do bem-estar físico e emocional dos usuários. A APS oferece um cuidado integral ao paciente e, nesse sentido, disponibiliza uma equipe especializada, com médicos de família e enfermeiros, possibilitando a coordenação do cuidado e favorecendo o empoderamento do paciente com relação à sua saúde”, explica Luís Rolim, diretor executivo de Provimento Saúde, Vida, Previdência e Ramos Elementares da Seguros Unimed.

Para o diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, José Marcelo A. de Oliveira, a oferta de um cuidado coordenado é estratégica, principalmente, diante do aumento da expectativa de vida da população e do avanço de doenças crônicas, como a obesidade, o diabetes, além das doenças cardiovasculares. Dados do Censo Demográfico de 2022, apontam que 15,8% da população brasileira já possui 60 anos ou mais.

“As pessoas estão vivendo mais, mas estão envelhecendo melhor? Precisamos garantir que elas também tenham qualidade de vida e sejam corresponsáveis com a própria saúde, se engajando nos tratamentos oferecidos. Com o cuidado coordenado e uma assistência que é apoiada na tecnologia, é possível tornar o sistema mais eficiente prevenindo ou diagnosticando precocemente as doenças e resultando num melhor desfecho clínico.”, afirma.

“Acreditamos tanto nessas iniciativas que temos a honra de também sermos parceiros da ANS no projeto Cuidado Integral à Saúde, que busca preparar as operadoras para a certificação nas melhores práticas da APS”, complementa o diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Hub de Saúde Digital

Outra iniciativa que marca esta nova fase da parceria entre Seguros Unimed e Hospital Alemão Oswaldo Cruz é o projeto “Hub de Saúde Digital”, ferramenta de compartilhamento de dados que visa aumentar a eficiência em diagnósticos e tratamentos dos segurados. Clínicas, laboratórios e hospitais parceiros compartilharão informações com a seguradora que incorporará os dados de utilização para a produção de painéis que poderão ser utilizados tanto por prestadores quanto pelos beneficiários.

A novidade – que leva em conta todas as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – permitirá mais agilidade e eficácia no atendimento e nos tratamentos oferecidos aos pacientes, uma vez que, independentemente da praça em que se encontrem, seus dados estarão disponíveis, com registros dos especialistas com os quais teve acesso em todo o seu histórico de saúde.

O primeiro parceiro da Seguros Unimed nesse projeto é o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que começará a receber os dados a partir desse mês. “Essa interoperabilidade traz diversas vantagens, como, por exemplo, a redução da fragmentação de cuidados para os beneficiários que acompanham com diversos profissionais de saúde. Quando cada um deles acessa o seu histórico, por meio do Hub de Saúde Digital, é possível um cuidado mais coordenado e efetivo, uma vez que o profissional de saúde terá acesso a dados importantes do histórico de saúde do paciente como eventos de internação, consultas, procedimentos médicos, exames solicitados, entre outros”, explica Luís Rolim.

A princípio, o compartilhamento de dados via Hub de Saúde Digital será ofertado para prestadores estratégicos da seguradora, como rede referenciada e parceiros de cuidados coordenados. Uma vez que o prestador fechar a parceria com a Seguros Unimed para o projeto de interoperabilidade, o acesso aos dados pode ser realizado pela plataforma sem custo.

“O projeto de compartilhamento de dados, Hub de Saúde Digital utiliza o Data Lakehouse, uma arquitetura moderna de armazenamento e organização totalmente adequada às normas da LGPD. Será necessário autorização por parte dos segurados para compartilhar os dados com outros prestadores e profissionais de saúde. Este termo de autorização será vinculado via Super App no momento de onboarding do aplicativo”, explica Wilson Leal, diretor-executivo de Mercado e Tecnologia da Seguradora.

O projeto de interoperabilidade está alinhado com a estratégia da Seguros Unimed de aprimorar o atendimento aos beneficiários, favorecendo uma colaboração mais efetiva entre os profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente.

Data: 21/11/2023 Fonte: Medicina S/A Online - SP

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store