Saúde do Acre participa de evento do Ministério da Saúde sobre equidade na gestão do trabalho e educação no SUS

Data: 26/02/2025 Publicado em: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE/RIO BRANCO

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou nesta terça-feira, 25, da oficina de validação dos instrumentos de constituição do Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia, e Valorização das Trabalhadoras do SUS, promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no auditório da Superintendência Estadual do MS, em Rio Branco. O encontro faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e tem como objetivo promover o diálogo e a construção coletiva de propostas para fortalecer a equidade na gestão do trabalho e na educação no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

O evento contou com a presença de diversos profissionais da saúde, que discutiram temas fundamentais para a melhoria das condições de trabalho, com foco na equidade de gênero, raça e etnia.

Representando o MS e o Hospital Oswaldo Cruz, a enfermeira Claudenice dos Santos destacou a importância do projeto para os trabalhadores da saúde. “Este é um momento único, pois nenhum outro projeto havia pensado nesses profissionais. Desta vez, identificamos que 80% da população que atua no SUS são trabalhadoras mulheres, e essas mulheres enfrentam desafios diários, como a dupla jornada de trabalho. Aqui no Acre, por exemplo, 65% da força de trabalho da Sesacre é feminina. O projeto vem para olhar para essas profissionais, reconhecer suas dificuldades e proporcionar melhores condições”, enfatizou.

Ao longo desta terça-feira, 25, e quarta, 26, serão discutidas diversas pautas, como a apresentação do Comitê de Equidade, a construção de memórias históricas do estado, debates sobre equidade na gestão do trabalho e na educação na saúde, sendo ministradas oficinas temáticas para aprofundamento dos temas abordados.

A chefe do Núcleo de Populações Prioritárias e Vulneráveis da Sesacre, Irlene Bandeira, reforçou a importância da criação do comitê. “Estamos trabalhando nos instrumentos de validação dessa política, permitindo que os trabalhadores possam pensar em soluções baseadas nas suas necessidades. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, abraçou a iniciativa e estamos motivados a desenvolver o projeto de forma estruturada e abrangente, levando em consideração as regionalidades e especificidades locais”, explicou.

Já a diretora de Redes da Sesacre, Nadine Lopes, agradeceu a presença do MS e reforçou a relevância do evento. “Muitas vezes, os projetos priorizam a população, mas é essencial lembrar que quem cuida também precisa ser cuidado. Esse evento soma muito ao nosso serviço e ensina formas mais eficazes de trabalhar, valorizando os profissionais que fazem o SUS acontecer todos os dias”, destacou.


Veja também

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store