Saúde de Maceió promove grupos de cuidado para usuários com sobrepeso ou obesidade

Data: 31/03/2024 Publicado em: CORREIO DOS MUNICÍPIOS / MACEIÓ

A obesidade é uma doença que tem crescido de forma acelerada no Brasil e no mundo, comprometendo o bem-estar e a qualidade de vida de muitas pessoas, pois, além de desencadear inúmeros sintomas, a enfermidade pode se tornar fator de risco para outros problemas de saúde mais complexos.

Para auxiliar usuários do SUS com obesidade ou sobrepeso que não apresentem outras comorbidades associadas, a rede de saúde de Maceió conta, agora, com os grupos de apoio, destinados a acompanhar o público e desenvolver atividades para a promoção da saúde e prevenção de complicações da doença. O acompanhamento tem duração de 12 meses.

A iniciativa está incluída no projeto “Linha de Cuidado Sobrepeso e Obesidade” encabeçado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Programa de Alimentação e Nutrição da Saúde de Maceió.

A nutricionista e técnica de Alimentação e Nutrição da SMS, Karla Ferro, explica como acontece a dinâmica dos grupos para o alcance de melhor desempenho.

“O acompanhamento conta com 12 encontros, sendo seis em grupo e seis de forma individual, em que são realizadas atividades como rodas de conversas, palestras, dinâmicas, oficinas, antropometria e avaliação do marcador de consumo alimentar. Durante todo o processo, os usuários também recebem orientações nutricionais e dietas individualizadas, de acordo com a necessidade de cada integrante”, detalha a profissional.

O projeto já está implantado nas oito unidades de saúde do 6º Distrito Sanitário e encontra-se em fase de implantação nas três unidades do 3º Distrito Sanitário de Saúde. A assistência aos usuários é realizada por uma equipe multiprofissional, composta por profissionais como médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educador físico.

“Decidimos iniciar pelo 6º Distrito, a partir da observação do resultado da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, que demonstrou um índice muito alto de sobrepeso e obesidade nesse distrito de saúde de Maceió”, complementou Karla Ferro.

De acordo com o Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, a expectativa é de que, até o fim do ano, a iniciativa se expanda para mais dois Distritos Sanitários de Saúde de Maceió.

Para ter acesso ao acompanhamento, basta que o usuário do SUS procure uma das unidades de saúde onde o projeto já está implantado, munido de documentação pessoal e cartão SUS para solicitar a inclusão nos grupos.

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store