Profissionais da rede municipal de saúde de Juazeiro participam de especialização sobre melhorias do cuidado de pessoas com doenças crônicas na atenção primária

Profissionais da rede municipal de saúde de Juazeiro estão participando de uma especialização em: Melhoria do cuidado das pessoas com condições crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS). A pós-graduação faz parte do projeto “Cuida APS”: cuidado das pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).

O “Cuida APS” vem sendo desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A pós-graduação está sendo oferecida de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line, para profissionais dos estados de Pernambuco, Amapá e Bahia, especificamente para os municípios de Juazeiro, Uauá e Curaçá.

As aulas começaram em abril de 2022 e vão até setembro de 2023. Os especializandos realizam atividades de pesquisas e estão desenvolvendo instrumentos ou estratégias para melhoria do atendimento aos pacientes crônicos dentro das suas equipes. “Durante a especialização focamos em estratégias para que os profissionais de saúde, a partir dos diferentes setores que eles possam estar, possam relacionar as necessidades da população com as possibilidades de mudança para melhorar o cuidado e o acesso da população ao tratamento crônico”, contou a gestora de campo do projeto Cuida APS, Barbara Grazielle Ramos.

Juazeiro é o município polo na Bahia

Os encontros presenciais, para os municípios baianos, são realizados, mensalmente, em Juazeiro. Mais de 20 profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) estão participando. A nutricionista Ilza Silva está entre os pós-graduandos e, através da especialização, está desenvolvendo um projeto para melhorar a interação entre as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Estamos realizando reuniões entre as equipes para saber o que anda acontecendo no dia a dia de cada profissional, a fim de colaborar com o trabalho do colega. Essa troca é importante e repercute positivamente no atendimento oferecido à população”, comentou.

“Entendemos a importância desse processo formativo para nossos servidores e sabemos que ela se estende inclusive a outros profissionais, porque passa a existir a troca de saberes e fortalece o pensar juntos em relação aos desafios da prática nas unidades de saúde do município. E a comunidade se beneficia de profissionais atualizados e estimulados a desenvolver seus novos saberes na prática cotidiana de trabalho”, destacou a diretora de Educação Permanente e Humanização da Sesau, Anne Azevedo.

Data: 23/03/2023 Fonte: Joselia Maria (Blog) - PE

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store