Problemas com pressão ALTA? Estes alimentos podem SALVAR seu organismo!

A pressão alta é um problema que afeta milhares de brasileiros todos os anos. Veja alguns alimentos que podem te ajudar a controlá-la!
A pressão alta é um problema que atinge milhares de brasileiros todos os anos. Para se ter ideia, de acordo com dados do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, cerca de 30% dos brasileiros sofrem com esse problema de saúde em 2023. Felizmente, algo que pode ajudar a controlar a hipertensão são os alimentos que consumimos todos os dias, por isso é bom prestar atenção na sua dieta.
Dessa forma, caso você queira saber um pouco mais sobre cada um deles que pode ajudar a amenizar os sintomas desse problema de saúde, continue acompanhando o texto a seguir e fique por dentro dos detalhes.
Caso você sofra com pressão alta, veja alguns alimentos sensacionais que podem te ajudar a controlar esse problema de saúde!

Alimentos que podem te ajudar no controle da pressão alta

A princípio, algumas mudanças alimentares no dia a dia podem ajudar bastante a diminuir os problemas com pressão alta, como evitar muito sal na comida. Além disso, é importante apostar em alimentos que ajudem na vasodilatação, que é o aumento do volume dos vasos sanguíneos, o que facilita a passagem do sangue no organismo, assim como a dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Confira alguns alimentos que podem fazer a diferença!

Salsa

Primeiramente, os temperos naturais, como é o caso da salsa, do coentro e da cebolinha, podem, além de substituir o sal nas refeições, reduzir a ingestão do sódio, que é um dos grandes vilões da saúde de quem sofre com hipertensão. Por isso, é interessante colocá-los nos pratos que for consumir, como no arroz, feijão e até em saladas, por exemplo.

Alho

Em seguida, o alho é um alimento rico em antioxidantes, além de conter bastante vitamina C. Por essa razão, ele ajuda no combate de radicais livres, auxiliando os vasos sanguíneos a se dilatarem. Esse é um ponto importante, já que a pressão alta ataca especificamente essa área do corpo, causando problemas no coração, nos rins, nos olhos e até no cérebro.

Leite

Ademais, diferente do que se pensa, o leite é um alimento bastante saudável e nutritivo, visto que o cálcio contido nele ajuda a diminuir a pressão nas artérias, o que ajuda na eliminação do sódio. Assim, os médicos e nutricionistas também recomendam o consumo de leite no caso de quem sofre com a hipertensão.

Azeite

O azeite é outro alimento que normalmente é associado à má alimentação, mas que, na verdade, pode ajudar bastante no dia a dia. Ele diminui a vasoconstrição, ajudando, em contrapartida, na vasodilatação, o que ajuda a diminuir a pressão arterial. É interessante preparar alimentos com azeite, especialmente colocando um pouco na salada, pois ele é fonte de gorduras boas.

Fontes de ômega-3

Por fim, alimentos que são fonte de ômega-3 são ideais para pessoas que possuem pressão alta, uma vez que eles também ajudam na vasodilatação. Portanto, sempre que puder consuma sardinha, atum, salmão, linhaça e o próprio azeite. Você pode preparar lanches, pratos principais, saladas e qualquer outro tipo de prato que quiser: aposte na criatividade!

Data: 04/12/2023 Fonte: PRONATEC

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store