Presidente da UPB participa do seminário de Regionalização do SUS na Bahia

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo (PSD), participou nesta quarta-feira (12), no Gran Hotel Stella Mares, do Seminário de Regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. O evento promovido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) teve o objetivo de fortalecer a regionalização e a governança do SUS na Bahia, e contou com a presença de técnicos municipais, gestores e técnicos estaduais, articuladores do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), apoiadores do Conselho Estatual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), além da equipe da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia (SEMS/BA) e membros do Conselho Estadual de Saúde.

“É bom relatar que muita coisa aconteceu nos últimos na Bahia, principalmente na questão da regionalização. Nós tivemos avanços importantes como a construção de 21 novos hospitais, 26 novas policlínicas o que deu certa estabilidade na questão da atenção primária e nos exames especializados. Esses avanços que tivemos ao longo desses anos permitiu acesso importantes a diversos diagnósticos que salvaram vidas e permitiram as pessoas terem acesso a uma ressonância, tomografia, colonoscopia e isso é maravilhoso. Antigamente muitos baianos morriam sem ter a conclusão de seu diagnóstico por falta de oportunidade de realizar um exame especializado”, ressaltou o presidente da UPB.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou que o seminário é um grande fórum de discussão para construção, aprendizado e compartilhamento de experiências. “Fico feliz em saber que com o presidente Quinho na UPB a pauta da saúde será sempre o centro de discussão dos gestores. Todos os dias nós enfrentamos o tema da regulação e tratamos e discutimos. A regionalização passa, sobretudo numa discussão e num caminho para regulação, que precisamos enfrentar e não é fácil. Você tem o meu compromisso como secretária para que a gente possa junto com os nossos prefeitos fazer essa construção. Vamos caminhar juntos para buscar melhorias para os municípios”, afirmou Santana.

O evento contou ainda com a presença da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/BA) e diretora de Regionalização do Conasems, Stela Souza, o subsecretário de saúde da Bahia, Paulo Barbosa, além de gestores e técnicos municipais, gestores e técnicos estaduais, articuladores do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), apoiadores do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), além da equipe da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia (SEMS/BA) e membros do Conselho Estadual de Saúde.

Data: 13/07/2023 Fonte: Acesse Política - BA

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store