Prefeitura de Manaus participa de seminário de qualificação das ações de vigilância sanitária em Brasília

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participa, nesta terça-feira, 17/10, do primeiro dia de atividades do Seminário Final do Projeto Integravisa 3, em Brasília (DF). O evento reúne órgãos de vigilância sanitária em todo o país, para uma etapa final de discussões e orientações sobre a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em seus processos de trabalho.

A Visa Manaus é a primeira vigilância do Estado do Amazonas a aderir ao projeto de implantação do SGQ, iniciativa coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc), instituição de São Paulo escolhida para oferecer consultoria na implantação do sistema.

Ao longo de três dias, o evento, que se estende até a quinta-feira, 19/10, realiza uma programação que reúne discussões, trocas de experiências e apresentações dos representantes da Anvisa, do Haoc e de vigilâncias sanitárias participantes da etapa atual e de ciclos anteriores de implantação do SGQ.

“Ressaltamos o apoio incondicional do prefeito David Almeida aos nossos esforços em busca da qualidade. Temos recebido todo o suporte e incentivo a esse trabalho, que envolveu a criação de uma estrutura especial dentro da Visa Manaus, além de muito estudo e trabalho árduo. O prefeito David entende e valoriza o conceito de Gestão da Qualidade, e a sua importância para o trabalho da Vigilância Sanitária municipal, que irá oferecer um serviço bem mais eficaz e resolutivo a todos os cidadãos”, afirma o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

A chefe do Núcleo de Gestão da Qualidade (NUGQ), da Visa Manaus, Milena di Castro, por sua vez, destaca a oportunidade para dialogar com outras vigilâncias e conhecer experiências que podem ajudar no trabalho realizado na capital amazonense.

“A vinda da equipe a Brasília, representando a Prefeitura de Manaus, é essencial para buscar cada vez mais capacitação e trocar experiências com Visas de diversas regiões do Brasil, de que forma podemos aprimorar o SGQ na Visa Manaus, sempre buscando o melhoramento contínuo dos processos. É um empreendimento desafiador, sem dúvida, mas, com o apoio da Prefeitura de Manaus, da Anvisa e do Haoc, a gente vai conseguir fazer o melhor, para que a Visa Manaus alcance a certificação de qualidade para toda a sua estrutura de trabalho”, explica.

Sistema de Gestão da Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas de gestão, destinado a reformular totalmente os processos de trabalho do órgão ou empresa onde é implantado, para torná-los mais eficientes, integrados, transparentes, resolutivos e atentos às necessidades do seu público-alvo – no caso da Visa Manaus, à população da capital amazonense.

O trabalho de estudo e adoção das práticas do SGQ vem acontecendo desde junho do ano passado, com a criação do Núcleo de Gestão da Qualidade e a formação de um grupo de trabalho, envolvendo gerentes e servidores em todas as áreas da Visa Manaus.

Além das reuniões semanais do grupo de trabalho, a Visa participa de encontros periódicos, presenciais e a distância, com representantes da Anvisa e do Haoc. Com o fim da consultoria, que se encerra neste ano, a Visa Manaus irá dar continuidade ao processo, buscando a inovação e a qualificação constante do serviço entregue à população.

Data: 18/10/2023 Fonte: Portal da Capital AM

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store