Parceria entre FIDI e Hospital Alemão Oswaldo Cruz atualiza curso de radiologia para a nova economia digital

Com solidez na área de inovação e dados, FIDI agrega novos conhecimentos à grade do curso “Tecnologia em Radiologia” da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde.

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) , uma instituição social de saúde filantrópica, referência e excelência em diagnóstico por imagem, celebra sua nova parceria com a Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para atualizar o curso de graduação “Tecnologia em Radiologia” e mais dois cursos avançados, fornecendo conhecimentos em inovação e sobre as tecnologias mais atuais, adquiridos em sua vasta atuação em diversos hospitais e clínicas do país.

Com o intuito de proporcionar conhecimento acadêmico atual e condizente com a realidade do mercado da saúde, o curso conta com a união de três eixos de atuação: a Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, uma multinacional fabricante de equipamentos e a FIDI. No Brasil, este é o primeiro curso de radiologia a trazer conhecimentos de tecnologia, inovação, economia digital, dados, algoritmos e inteligência artificial , entre outras novidades do mercado para o setor da saúde.

“Em um mercado de trabalho em constante evolução, a formação do profissional de radiologia precisa ir além da sala de aula e da ação de realizar o exame em si. O tecnólogo em radiologia pode ser ainda mais estratégico para as corporações e, para isso, precisa ter a capacidade de atuar em áreas como inovação, tecnologia e dados, que são determinantes para trazer maior competitividade aos players do setor da saúde”, explica Alan Ramos, Head de Projetos Estratégicos da FIDI.

Selecionada por ser referência no segmento de diagnóstico por imagem, a FIDI é vista como parceira ideal para a Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para trilhar o caminho de novos saberes e expertises.

“Os cursos são bastante específicos, feitos para quem quer entrar em contato com as melhores tecnologias da área da radiologia e estar pronto para as exigências mais atuais do mercado de trabalho. Com o auxílio da FIDI, podemos oferecer também o projeto de gestão de carreira, demonstrando ao aluno que ele pode atuar em diversos segmentos” comenta Emerson Siraqui, Coordenador Acadêmico da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A parceria entre as instituições vai promover três cursos: um de graduação, com duração de seis semestres, que habilita o aluno a exercer a função de tecnólogo em radiologia; e dois cursos avançados com duração de 124 horas, um em tomografia computadorizada e outro em ressonância magnética, com 24 aulas teóricas e 100 horas de estágio. É a oportunidade de obter uma formação acadêmica com a excelência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o conhecimento da FIDI em inovação e inteligência de dados, um grande diferencial entre todos os cursos de radiologia disponíveis atualmente no país.

O curso de graduação, reconhecido pelo MEC como “Curso superior de tecnologia em radiologia”, já é nota máxima em todas as categorias de ensino, e a readequação objetiva trazer as últimas tecnologias e inovações da área, atualizando constantemente a formação profissional para suprir as mais atuais necessidades do mercado de trabalho.

Com expertise em inovação, tecnologia e na nova economia digital, a FIDI tem amplo envolvimento com a produção científica. Estimular a formação de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho, principalmente para os avanços tecnológicos, é uma das prioridades da fundação.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar de grande porte e referência em alta complexidade. Em 2022, completou 125 anos oferecendo aos pacientes acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International?(JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde. Com corpo clínico renomado, formado por mais de 5 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país, o Hospital tem capacidade total instalada de 806 leitos, sendo 583 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. A Instituição foi reconhecida pela Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar no setor de saúde, na categoria de Hospitais, e no terceiro setor com destaque em Gestão Saudável. Desde 2008, atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Sobre a FIDI

Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com 2.065 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 400 médicos, a FIDI está presente em 80 unidades de saúde nos estados de São Paulo, Goiás e Manaus e é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS, realizando aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Command Center, Telerradiologia, Gestão Completa, Telecardiologia e Consultoria.

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).

Data: 03/07/2023 Fonte: Gazeta da Semana - SP

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store