O que os médicos indicam para prevenção do câncer de próstata?

A prevenção da doença envolve a adoção de um estilo de vida saudável e a conscientização sobre os fatores de risco; entenda.

Segundo tipo mais comum em homens , atrás apenas do câncer de pele, o câncer de próstata pode ter causas biológicas ou ambientais. Suas formas também variam — há tumores agressivos, que se espalham rapidamente e podem levar à morte, e tumores de lenta progressão, que não ameaçam a saúde do paciente ao longo da vida.

Em todo caso, as campanhas do Novembro Azul , no mês dedicado a trazer informações sobre a doença , chamam atenção para as medidas que podem evitar ou atenuar a incidência do tumor. Saiba mais:

Como prevenir um câncer de próstata?

Por se tratar de um tumor desenvolvido também por razões biológicas, as formas de prevenção não são claras . Como ressalta o urologista Sandro Nassar, não há remédio ou substância que possa ser ingerida para evitar a doença, por exemplo.

Mas há ações em prol de melhorias na qualidade de vida que podem ser úteis para evitar a doença ou sua forma mais agressiva, pondera o também urologista Carlo Passerotti. Confira o que os médicos dizem sobre cada uma delas:

A receita é básica: manter uma alimentação com menos gordura, fritura e rica em nutrientes . Isso torna o indivíduo mais saudável e, consequentemente, com menos chance de desenvolver tumores.

“Isso é provado em trabalhos onde você pega a população japonesa que mora no Japão e a população japonesa que mora nos Estados Unidos, por exemplo. Eles [os que vivem na América do Norte] têm um risco de 5 a 10 vezes maior de câncer de próstata. Ou seja, a dieta que eles comem no Japão tem um impacto grande”, cita Passerotti, coordenador do Centro Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Do mesmo modo, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta a manutenção do peso corporal adequado a altura e condições clínicas como uma das medidas ideais para prevenir o tumor. Segundo a entidade, estudos evidenciam o risco aumentado no desenvolvimento da doença para homens com sobrepeso e obesidade.

Os médicos ouvidos pelo Terra também não citam a prática de atividade física como medida direta de prevenção, mas reconhecem os benefícios. Posseratti, por exemplo, explica que se exercitar diminui o estradiol e aumenta a testosterona, o que pode auxiliar no equilíbrio hormonal. A consequência é evitar o desenvolvimento do tumor ou atenuar sua agressividade.

Já Nassar menciona dados em relação à mortalidade. “O que alguns estudos relacionados a cânceres de modo geral preconizam é que pessoas que praticam atividade física intensa por mais de três horas por semanas têm uma mortalidade menor, de 30% a 40% em relação à população geral”, informa o médico que atua no Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.

Em relação a bebidas alcoólicas, a relação também é indireta. “Tudo que mexe com a imunidade pode mexer com o desenvolvimento e evolução do câncer de próstata”, resume Posseratti. O Inca recomenda que se evite ou ao menos reduza o consumo, o que pode ainda prevenir outras doenças.

“Fumar tem relação direta com o câncer de bexiga, por exemplo, mas não tem relação direta com o câncer de próstata”, ressalta Nassar. De fato, não há consenso na comunidade científica quanto ao assunto. Ainda assim, ambos os médicos recomendam que a prática seja evitada, pois acarreta uma série de malefícios à saúde.

Tão importante quanto adotar hábitos saudáveis é fazer check-ups periódicos. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir dos 50 anos façam consultas com um profissional especializado, a fim de buscar o diagnóstico precoce. Se o paciente estiver no grupo de risco, como é o caso de homens negros, com quadro de obesidade ou parente de primeiro grau que já teve a doença, esse check-up deve começar ainda antes, aos 45 anos.

Data: 17/11/2023 Fonte: Terra Notícias - SP

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store