Mudanças de temperaturas e os cuidados com a saúde dos idosos

Especialista do Hospital Alemão Oswaldo dá dicas para enfrentar a situação Em períodos de mudanças bruscas de temperaturas é necessária uma atenção ainda maior com os idosos.

Devido a essas alterações, os riscos à saúde desse público, são maiores. No calor, os idosos tendem a sofrer com desidratação e hipertermia, que é a elevação da temperatura corporal. Já durante o frio a população idosa pode apresentar o aumento de doenças respiratórias, como a pneumonia. Dessa forma, a situação pode ocasionar uma rápida instabilidade do quadro clínico de saúde.

Atenção aos sinais de alerta

Nos períodos mais quentes do ano, os idosos podem perder mais água pela urina, já que muitos deles fazem uso de medicações para controle de doenças como hipertensão arterial e diabetes, ocasionando quadro de desidratação. Fraqueza, boca seca e amarga, tontura e vômito também são sinais de alerta em dias com altas temperaturas. Já quando os termômetros baixam, eles ficam mais suscetíveis a hipotermia ocasionada pela queda da temperatura corporal, doenças respiratórias e infecções, como gripe e pneumonias.

“Buscar por um médico é sempre a melhor opção para prevenir o agravamento dos problemas de saúde nos idosos, principalmente quando há dias com variações bruscas de temperaturas. Qualquer sinal de sonolência, pressão baixa, confusão mental ou diminuição do volume urinário deve ser relatado”, explica o Dr. Omar Jaluul, geriatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz esclarece.

O especialista explica ainda que familiares e cuidadores devem sempre oferecer água e frutas leves e ricas em água para as pessoas mais velhas. “O idoso tende a não sentir sede, por isso é importante que haja sempre a oferta de líquidos, principalmente água. Isso ajuda a mantê-los hidratado”, afirma o geriatra.

Orientações para enfrentar mudanças bruscas na temperatura

  • Estar em dia com todas as coberturas vacinais;
  • Buscar ajuda médica se o idoso apresentar calafrios ou dificuldades respiratórias;
  • Tomar água ao longo do dia;
  • Manter os ambientes ventilados, arejados e frescos;
  • Não se expor ao sol entre 10h e 16h;
  • Usar de roupas leves, chapéus, bonés e protetor solar.
Data: 04/10/2023 Fonte: Revista Visão Hospitalar Online - SP

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store