Março Amarelo: identificação tardia da endometriose impacta saúde física e emocional das mulheres

Data: 18/03/2025 Publicado em: SELEÇÕES READER'S DIGEST

Mês de conscientização destaca a importância de identificar a endometriose e os avanços no tratamento da condição.

Segundo o Ministério da Saúde, a endometriose é uma condição ginecológica crônica e progressiva que afeta entre 5% e 15% das mulheres em idade fértil (12 a 49 anos) no Brasil. No entanto, apesar do alto número de casos, a doença ainda enfrenta desafios significativos para ser diagnosticada, levando, em média, podendo levar mais de sete anos para ser diagnosticada.

No Março Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a endometriose, é fundamental discutir os impactos da identificação tardia e os avanços no tratamento dessa condição, que pode causar dores incapacitantes, dificuldades reprodutivas e graves consequências psicológicas.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma doença que afeta muitas mulheres.

A endometriose ocorre quando um tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero, podendo afetar órgãos como ovários, intestino grosso, bexiga, apêndice e vagina. Entre os principais sintomas estão:

  • Dores pélvicas intensas, especialmente durante o período menstrual;
  • Alterações gastrointestinais, como inchaço e constipação;
  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Dificuldades para engravidar.

Segundo o Dr. Rogério Felizi, ginecologista e coordenador do Centro Especializado em Endometriose do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, além da demora no diagnóstico da endometriose piorar o quadro clínico, ela também gera um impacto emocional imenso. Isso porque muitas pacientes desenvolvem quadros de ansiedade e depressão devido às dores crônicas e à incerteza sobre seu estado de saúde.

Além disso, a infertilidade, uma das possíveis consequências da doença, representa um grande abalo psicológico para muitas mulheres, afetando relações interpessoais, vida profissional e autoestima.

A importância da conscientização

A conscientização ainda é um dos maiores desafios no Brasil quando o assunto é endometriose. Segundo o Dr. Rogério Felizi, é essencial ampliar o acesso à informação e realizar mais campanhas educativas para que mais pacientes busquem e recebam o tratamento adequado.

Para combater a identificação tardia e oferecer um atendimento mais eficaz, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou o Centro Especializado em Endometriose, que conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo ginecologistas, cirurgiões, especialistas em manejo da dor, nutricionistas e psicólogos, para tratar não apenas os sintomas, mas também o impacto da doença no emocional das pacientes.


Conteúdo relacionado

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

AGENDE POR MENSAGEM:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store