Hospital da Restauração reduz infecções nas Unidades de Terapia Intensiva

Alguns índices alcançaram redução de pelo menos 30%, com a implantação do Projeto Saúde em Nossas Mãos

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital da Restauração (HR), localizado no Recife, que faz parte da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), registraram redução acima de 30% no número das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), nos últimos 18 meses. Os dados foram apresentados na última semana pela equipe do Projeto Saúde em Nossas Mãos, ligado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

No HR, as três UTIs (geral) estão participando do projeto – A e B, há 18 meses, e a C há oito meses, com orientação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo. Nessas áreas, três principais Iras estão sendo avaliadas, e já apresentaram resultados acima do limite mínimo: Pneumonia Associada à Ventilação (PAV), Infecção do Trato Urinário Relacionada ao Cateter Vesical de Demora (ITU-AC) e Infecção Primária de Corrente Sanguínea Laboratorialmente Definida (IPCSL).

A redução dos casos de Pneumonia Associada à Ventilação, nas UTIs A-B, foi de 57%; na C, 49%. Em relação às Infecções do Trato Urinário, as UTIs A-B registraram diminuição de 54%. Houve também queda de 29% e 21% das Infecções Primárias de Corrente Sanguínea Laboratorialmente Definida, nas UTIs A-B e C, respectivamente.

De acordo com a médica Fátima Buarque, coordenadora do projeto no HR, fazer a equipe reconhecer que precisava melhorar foi o primeiro passo para começar a alcançar os índices positivos. “Implantamos a cultura de melhoria, e precisamos modificar a forma de conduzir os pacientes, que foi bem aceita pelos médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiras, fisioterapeutas e demais profissionais. Na prática, o projeto como um todo começou a trazer uma conscientização sobre pequenos detalhes, como levantar o decúbito, higienização oral, cumprir meta do índice de sedação. Conseguimos graças a um checklist de comportamento e conduta”, explicou a coordenadora.

Outro reflexo da mudança de comportamento também foi na saúde financeira do hospital, porque a redução de infecções também é redução de gastos. Para cada R$1,15 investido em prevenção de IRAS, há uma economia de R$4,15. “Os números mostram a importância desse trabalho no Hospital da Restauração, porque o nosso principal papel é salvar vidas. Então, além da melhoria na assistência à saúde, que é o principal objetivo, reduzir os índices é também uma forma de economizar dinheiro público. No SUS, devemos fazer investimentos com garantia de resultados à população”, pontuou o diretor geral do HR, Petrus Andrade Lima.

PROJETO – Alinhado ao Plano Nacional de Saúde (PNS), o Saúde em Nossas Mãos espera reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar, além de disseminar o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. A longo prazo, a expectativa é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente.

PROADI-SUS – O Programa foi criado com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.Entre os principais benefícios, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.

Data: 19/06/2023 Fonte: Blog de Assis Ramalho - PE

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store