Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove cursos inéditos no país sobre obesidade e diabetes

Eventos acontecem de forma híbrida na próxima sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de agosto

O Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove nesta sexta-feira e sábado, dias 18 e 19, dois eventos inéditos no Brasil para discutir sobre obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica e metabólica e sobre a atuação multidisciplinar no tratamento dos pacientes. Os eventos serão realizados de forma híbrida e voltado para médicos, equipes assistenciais, residentes e estudantes da área da saúde.

O primeiro curso “Cirurgia bariátrica e metabólica para não cirurgiões” que acontece na sexta-feira, dia 18, tratará sobre os princípios da cirurgia bariátrica e metabólica, as novas indicações e novas técnicas cirúrgicas, suas indicações, as melhores formas de os médicos de atuação clínica avaliarem os pacientes com o objetivo de indicar a melhor intervenção operatória para cada doente e como o paciente submetido à cirurgia deve ser acompanhado no pós-operatório.

Os especialistas em cirurgia bariátrica e metabólica também irão debater com os médicos não cirurgiões sobre a estigmatização da obesidade, deficiências nutricionais e episódios de anemias pós-cirúrgicas.

No sábado, 19 de agosto, é a vez de debater obesidade e diabetes com médicos cirurgiões, o que eles devem saber sobre as doenças metabólicas, como utilizar as novas medicações e como elas podem interferir na rotina do atendimento de cada paciente. A eficácia das novas drogas para o tratamento da obesidade e da diabetes e o futuro das cirurgias é o tema da palestra do Dr. Carel Le Roux, especialista em medicina metabólica e professor na University College of Dublin, que participará remotamente do debate. Nos dois dias de eventos, também haverá discussões de casos cínicos.

“Os cursos têm enfoques de profissionais diferentes e pretendem aproximar cada vez mais os médicos clínicos e cirurgiões dos profissionais especializados em obesidade e diabetes para que com base nas melhores evidências científicas seja oferecido o tratamento mais adequado para cada paciente, seja ele medicamentoso ou cirúrgico. Essa sinergia é essencial para que haja os melhores desfechos para os pacientes”, afirma o Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Serviço

18/08 – Sexta-feira – “Cirurgia bariátrica e metabólica para não cirurgiões”
Horário: 13h30 às 19h30
Formato: Presencial e on-line
Endereço presencial: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Unidade Paulista: Rua 13 de maio, 1815 – Bela Vista – São Paulo/SP – Auditório – Torre E
Mais informações e inscrição pelo link

19/08 – Sábado – “Obesidade e Diabetes para cirurgiões bariátricos”
Formato: Presencial e on-line
Endereço presencial: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Unidade Paulista: Rua 13 de maio, 1815 – Bela Vista – São Paulo/SP – Auditório – Torre E
Mais informações e inscrição pelo link

Data: 17/08/2023 Fonte: ANAHP - SP

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store